Secretaria de Saúde realiza Coleta Itinerante de Exames Laboratoriais nas comunidades rurais de Barreiras

Cuidar das pessoas na cidade e no campo é um compromisso da gestão da Capital do Oeste. Para facilitar o acesso aos serviços de saúde e agilizar a coleta de exames, a Secretaria de Saúde, por meio do Laboratório Municipal de Análises Clínicas Leonídia Ayres, implantou em abril de 2022 o Projeto Serviço de Coleta de Exames Laboratoriais Itinerante, que se desloca até as comunidades rurais para efetuar o recolhimento de amostras de materiais biológicos de crianças, jovens, adultos e idosos.

Na segunda-feira, 17, os moradores do povoado Barrocão de Baixo foram atendidos na Unidade de Saúde da Família Gerson Freitas Lima pelos biomédicos e técnicos, com coleta de sangue e materiais biológicos. Já os moradores do povoado do Tatu receberam a equipe na Unidade Básica de Saúde Bartolomeu da Cruz na quarta-feira,19, seguido do povoado de Mucambo que foram atendidos nesta segunda-feira, 24, na Unidade Básica de Saúde Adolfina Araújo, dando prioridade para os pacientes hipertensos, diabéticos, além de mulheres grávidas que precisam fazer o pré-natal e um acompanhamento de saúde periódico.

O coordenador do Laboratório Municipal de Análises Clínicas Leonídia Ayres destacou que o atendimento itinerante atendeu somente nesta semana mais de 200 pessoas e que o projeto segue o cronograma deste mês contemplando outras localidades da rural.

“Nossa equipe segue com a Coleta Itinerante nas diversas comunidades da zona rural, com objetivo de melhorar o acesso aos serviços de saúde, ampliar a oferta e reduzir a demanda reprimida, principalmente para os munícipes que apresentam dificuldade de deslocamento. Somente nesta semana atendemos mais de duzentas pessoas, com a disponibilização de mais de 100 tipos de exames laboratoriais, levando uma Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora nos quatro cantos do município”, destaca o coordenador e biomédico Marcus Vinicius.

O coordenador ainda explica que depois das avaliações, os resultados dos exames serão entregues nas mesmas Unidades de Saúde da coleta. Ainda nesta semana, o Serviço de Coleta Itinerante de Exames Laboratoriais estará no Val da Boa Esperança, na Unidade de Saúde Miltônio dos Santos na quarta-feira, 26, e no povoado do Bezerro na sexta-feira,28, na Unidade Saúde da Família Claro Xavier.

Dircom/PMB- 25.4.2023