Secretaria de Saúde de Barreiras promove ações de prevenção pelo Dia Mundial e Nacional do Diabetes

Na última terça-feira (14), a Secretaria de Saúde de Barreiras desenvolveu uma série de ações celebrando o Dia Mundial e Nacional do Diabetes. O objetivo foi de ampliar a conscientização sobre o diagnóstico da doença, também a importância de uma alimentação saudável, além de informar sobre os malefícios do diabetes em longo prazo.

Tendo como público alvo os profissionais que atuam na Saúde Municipal, bem como pacientes e seus acompanhantes, a Coordenação Municipal de Nutrição desenvolveu de maneira didática atividades de educação e orientação nutricional com palestras, degustação de doces “fakes”, além de uma sala de espera com informações sobre o diabetes e aferição de glicemia.

As atividades realizadas na UPA 24H Clarice Borges, Hospital da Mulher, Hospital Municipal Eurico Dutra, Idade Viva, CER II e nas Unidades de Saúde Aurelina Barros, Jardim Ouro Branco e Crispiniana Ferreira, foram conduzidas pelas nutricionistas Marciana Alencar, Fabíola Isolda, Vanessa Vaneli, Aila Barros, Beatriz Andrade, Annajulia, Renata Pires, Joceli Souza e Bárbara Feitosa com apoio dos acadêmicos do curso de Nutrição da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob).

Conforme a coordenadora de nutrição, as ações terão continuidade nesta quinta-feira (16), no Centro de Especialidades Leonídia Ayres de Almeida. Na próxima semana, as equipes de nutrição estarão abordando o assunto no Centro de Atenção Psicossocial. “Todas essas atividades desenvolvidas são justamente para chamar a atenção da população sobre as consequências do diabetes, estamos ao longo dessa e da próxima semana com ações voltadas para pacientes e seus familiares orientando sobre os cuidados e riscos da doença que é considerada uma das mais graves no mundo”, pontuou a coordenadora Nélida Bastos.

Diabetes: É o resultado da elevação da glicose no sangue (hiperglicemia) podendo ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina. A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. Os maiores causadores das diabetes são os maus hábitos alimentares e nenhuma prática de exercício físico. Principalmente quando a dieta é desregrada, com acúmulo de gordura, sódio e carboidratos simples.

Dircom/PMB – 16.11.2023