Secretaria de Saúde de Barreiras participa da ação social Rotary Day

O sábado (15) foi dedicado à esperança, solidariedade e o cuidado com o próximo no Centro de Abastecimento de Barreiras (CAB/Feira Livre) dentro das ações do Rotary Day, promovido pelo Rotary Club Barreiras Rio de Ondas, que este ano, contou novamente com parceria pontual da Secretaria Municipal de Saúde, promovendo uma ação comunitária para os feirantes e consumidores, que aproveitaram o momento oportuno para realizar consultas médicas, odontológicas e atendimento jurídico.

Conforme a coordenadora do Rotary Day, Magda Cunha, a ação acontece todos os anos em diversas cidades com essa proposta de levar mais saúde às comunidades. “Este ano, dentro dessas ações do Rotary Day, estamos promovendo uma ação denominada “checape da saúde”, oferecendo diversos serviços de maneira gratuita e orientações sobre prevenção à saúde. Nosso principal objetivo é de fato acolher às pessoas e trazer benefícios voltados para a saúde à comunidade, assim, agradecemos essa parceria da Prefeitura de Barreiras com serviços essenciais para a população”, explicou.

O feirante Fernandes Lira aproveitou a oportunidade para fazer um atendimento odontológico, agradecendo pelo kit de higiene bucal recebido após a avaliação. “Moro no bairro Santa Luzia e todos os sábados estou aqui na feira vendendo os produtos da comunidade de Bajão, em Angical. Achei uma ação importante, aproveitei para fazer uma avaliação odontológica. Muito satisfeito pelo atendimento”, relatou.

De acordo com a coordenação do evento, mais de 300 pessoas passaram pelo CAB. As equipes da Secretaria de Saúde através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) realizaram exames de H.I.V, Sífilis, Hepatite B e C com orientação ao público. Já na Unidade Móvel de Saúde, teve distribuição de kit de escovação, atendimento com o clínico geral Dr. Fernando Garcia, e atendimento odontológico com o dentista Newton Garcia.

“Participamos com muita satisfação dessa ação do Rotary Day realizado na Feira Livre, além dos atendimentos clínicos, odontológicos, realização de testes rápidos, também ofertamos atualização de vacinação com a equipe da Copim. Todos esses atendimentos são oferecidos diariamente nas unidades de saúde e nas comunidades rurais, principalmente com o apoio da Unidade Móvel”, ressaltou a subsecretária de Saúde, Juana Jamille.

O dia social também contou com o apoio de voluntários, estudantes e profissionais do Centro Universitário Unirb, Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), Universidade Uninassau, com oferta de atendimentos médicos, odontológicos, orientações sobre doença de Chagas, dosagem de glicemia, serviços de massagem e orientação jurídica.

Dircom/PMB – 17.7.2023