Secretaria de Saúde de Barreiras marca presença no Seminário Regionalização do SUS, em Salvador

A secretária de Saúde de Barreiras, Jamile Rodrigues, a assessora técnica Maria Messias e a enfermeira do Centro de Atendimento à Mulher (CAM), Marielle Nogueira Teles, participaram nesta terça (11) e quarta-feira (12), do Seminário de Regionalização do SUS e Oficina de Integração e Fortalecimento dos Grupos de Trabalhos Técnicos Macrorregionais (GTTM), promovido pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), em Salvador.

No primeiro dia, as representantes de Barreiras se reuniram com gestores dos municípios baianos para a Oficina de Integração e Fortalecimento dos GTTM, discutindo resultados, alinhamento dos objetivos de análises instaladas nas macros e pactuações. Já no dia 12, a abertura do Seminário buscou discutir o fortalecimento da regionalização e a governança do SUS na Bahia.

As mediações e palestras ligadas a regionalização do SUS em estados brasileiros, contaram com a presença do secretário do Conass, Jurandi Frutuoso; diretor de Programa GAB/SAES André Bonifácio, a secretária executiva da CIB/CE Vera Coelho, o subsecretário da Sesab, Paulo Barbosa; a doutora da UFBA Ana Luiza D´Ávila Viana, a professora doutora adjunta da UFBA Daniela Biscarde e o diretor de Regionalização e Estudos Assistenciais de Gestão Regional/MG, Ricardo Alves.

A secretária municipal de Saúde  destaca que durante o evento, foram discutidos assuntos como a regionalização e rede de atenção à saúde, o processo de regionalização desenvolvido na Bahia, além de debates sobre a implementação do modelo em outros estados como Ceará e Minas Gerais.

“O Seminário de Regionalização do SUS é um grande fórum de discussão para construção e aprendizado. Foi uma experiência exitosa ao lado de Maria de Messias e Marielle, pois a pauta da saúde foi o centro de discussão dos gestores. Com certeza, a regionalização passa, sobretudo, numa discussão e num caminho para regulação, que precisamos enfrentar, mas vamos caminhar juntos com os municípios pactuados nesse processo, para que nossa saúde continue sendo referência no Oeste”, afirmou a secretária Jamille Rodrigues.

O evento contou com a presença de gestores e técnicos municipais, gestores e técnicos estaduais, articuladores do Hospital Alemão Osvaldo Cruz (HAOC), apoiadores do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), além da equipe da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde na Bahia (SEMS/BA) e membros do Conselho Estadual de Saúde.

Dircom/PMB- 13.7.2023