Secretaria de Saúde de Barreiras emite alerta sobre arboviroses

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, emitiu um alerta à população devido ao aumento de casos suspeitos de Dengue e Chikungunya, considerando o grande número de pessoas com sintomas de febre, mialgia, cefaleia que pode estar relacionado com a transmissão dos vírus do mosquito Aedes aegypti. Segundo dados recentes, a Bahia já registrou 22,2 mil casos prováveis de dengue em 2024, um aumento significativo em relação aos 8,4 mil casos no mesmo período no ano anterior.

A secretária de Saúde de Barreiras, Jamile Rodrigues, enfatizou a importância da prevenção e dos cuidados necessários para evitar a proliferação dessas doenças. “Estamos em um período crítico, com a chegada das chuvas e altas temperaturas, que favorecem a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue e Chikungunya. É fundamental que a população esteja atenta e adote medidas preventivas, como a eliminação de criadouros do mosquito e o uso de repelentes”, destacou Jamile.

Entre as ações estratégicas de prevenção coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde com o Centro de Controle de Zoonoses estão mutirões de limpeza urbana, combate focal, tratamento de ambientes e intensificação da educação em saúde. Em caso de sinais e sintomas de viroses, como febre alta, dor de cabeça e dor nas articulações, é importante procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima para avaliação médica e acompanhamento adequado. A colaboração de toda a população é essencial para combater a proliferação dessas doenças e garantir a saúde e o bem-estar de todos.

Dircom/PMB – 06.03.2024