Secretaria de Saúde de Barreiras atualiza médicos sobre manejo clínico de Arboviroses

Na última semana, a Secretaria de Saúde de Barreiras promoveu dois momentos de orientações para médicos da atenção básica e secundária de saúde. Os eventos, realizados no auditório da Faculdade UniNassau e no auditório da Escola Municipal Celso Barbosa, reuniram os profissionais em um esforço para atualizar informações estratégicas sobre o manejo clínico das arboviroses, como Dengue, Zika e Chikungunya.

Durante a capacitação, os participantes receberam ainda orientações detalhadas sobre o fluxo da rede pública de saúde, especialmente no que diz respeito aos encaminhamentos de pacientes, tanto na atenção primária quanto na secundária. O objetivo principal foi reforçar a importância da integração e da correta condução dos casos, garantindo um atendimento eficaz e adequado às necessidades da população.

De acordo com Ari Donizete, coordenador da Atenção Básica de Saúde, os encontros foram uma resposta à demanda atual, considerando o momento sazonal em que estamos vivenciando. Além disso, serviram para atualizar os médicos que estão na linha de frente do atendimento às arboviroses sobre o protocolo do Ministério da Saúde em relação ao manejo clínico dessas doenças.

“Ao todo, 50 médicos da atenção primária participaram da capacitação, além dos profissionais que atuam na UPA Clarice Borges e do Hospital Municipal Eurico Dutra e respondem pela atenção secundária. A iniciativa demonstra o compromisso da Secretaria de Saúde de Barreiras em fortalecer a capacidade de resposta da rede de saúde frente às arboviroses, garantindo um atendimento de qualidade e eficiente para a população”, pontuou.

Dircom/PMB – 02.04.2024