Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Barreiras e AMOBRE realizam campanha de arborização

Com a parceria entre a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, e a Associação dos Moradores do Bairro da Morada Nobre – AMOBRE, foi realizado o dia D, da campanha Plantando Vidas, na manhã de sábado, 08. A iniciativa garantiu o plantio de árvores em frente às áreas residenciais do bairro, e também promove a consciência ambiental dos moradores sobre a importância da arborização dos espaços públicos, a criação de novas áreas verdes nos locais de convivência, proporcionando um ambiente esteticamente agradável para proporcionar o equilíbrio ambiental entre as áreas construídas e o ambiente natural alterado.

Durante toda manhã, foram plantadas mais de 60 mudas de espécies nativas, produzidas no viveiro do Parque de Exposições, a ação faz parte do Programa Barreiras Cidade Verde e Sustentável. “Vamos continuar trabalhando em parceria com as associações de bairros para melhoria da qualidade de vida da população. Além dos órgãos municipais, é necessário que a própria comunidade se engaje na causa, para o aumento do número de áreas verdes na cidade”, comentou Demósthenes Júnior.

O empresário André Braga morador do bairro participou da ação e fez questão de trazer seu filho de apenas 3 anos para acompanha-lo no dia de plantio. Segundo ele é essencial ensinar as crianças a importância da conservação da natureza. “É importante também conscientizar nossos filhos para a necessidade de preservar o meio ambiente e assegurar os recursos naturais para as futuras gerações”, destacou.

A presidente da AMOBRE, Rozane Fátima Reis, ressaltou que o evento foi uma ação muito importante não só para o bairro, mas também para a cidade porque fortalece ainda mais a preservação e o respeito ao meio ambiente. “Esse é um trabalho que melhora o embelezamento da cidade, a qualidade de vida, o bem-estar da população e que transforma Barreiras em um lugar mais agradável de se viver”, explicou Rosane.

Com a chegada das chuvas, a Prefeitura de Barreiras vem intensificando o trabalho de arborização da cidade, procurando parcerias entre associações de bairros e moradores que pretendem adotar uma árvore. A mudas produzidas no viveiro municipal são doadas para quem quiser aderir ao projeto.

“O viveiro hoje é um centro de referência aberto à população, o Governo Municipal desenvolve ações de arborização urbana de praças, moradias, ruas e vias públicas, em parcerias com moradores e associação de bairros, como também atendem o projeto de recuperação de nascentes desenvolvido pelo o município e que se transformou um espaço de referência em educação ambiental”, explicou o secretário de meio ambiente Demósthenes Júnior.