Secretaria de Meio Ambiente de Barreiras retoma ações de arborização em toda a cidade

Equipes da Secretaria de Meio Ambiente de Barreiras deram início ao cronograma de plantio e replantio de mudas típicas do cerrado em ruas e avenidas da cidade. A primeira via contemplada, nesta terça-feira (7), foi a Rua das Turbinas no bairro Bela Vista, na extensão de toda a rua foram replantadas 30 mudas de ipê roxo.

Para amanhã, quarta-feira (8) a previsão é percorrer, com replantio de 40 mudas de ipê roxo, rosa e branco, a Av. ACM, no trecho entre a empresa Porto Brasil e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Depois, será a vez da Av. Clériston Andrade, entre a Câmara de Vereadores até o ponto de ônibus em frente à Feira Livre. Além da substituição das mudas que morreram, uma segunda fileira será aberta, abaixo dos pés de pata de vaca já existentes, onde serão plantadas mudas de acácias e ipês.

Arborização nas praças – Uma nova ação passa a integrar o Projeto Barreiras Cidade Verde e Sustentável, da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, além da arborização de ruas e avenidas. Trata-se da implantação de miniflorestas em praças públicas de Barreiras. A ideia é realizar uma limpeza prévia nos logradouros, com o apoio da Secretaria de Infraestrutura e depois, entrar com o plantio das mudas.

“Faremos mini ilhotas para arborizar estas praças, e oferecer mais conforto à população. Usaremos espécies do cerrado e também, mudas frutíferas que estamos adquirindo em parceria com fornecedores e viveiros, uma vez que o nosso viveiro produz apenas as nativas”, explica o coordenador de educação e sustentabilidade da Secretaria, Ronaldo Ursulino. Em breve será divulgado o cronograma das praças contempladas, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo.