Secretaria de Educação de Barreiras realiza Formação Continuada para professores e traz para o debate o tema “A avaliação para a Educação Infantil”

Na busca de refletir, reorganizar, repensar e aprimorar o processo educativo para a Educação Infantil, a Secretaria de Educação de Barreiras realizou nesta quarta-feira (12), mais uma Formação Continuada para os profissionais que atuam na Educação Infantil do município. Neste primeiro dia, os 300 profissionais da educação compareceram ao Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho e participaram da palestra “A avaliação para a Educação Infantil”, ministrada pela educadora Fabiana Paz.

O evento contou com a participação da subsecretária de Educação, Olívia Sampaio, também a diretora pedagógica, Aldeci Queiroz; diretora de ensino, Zaira Pedrosa; e Kelly Wanessa, subdiretora da Educação Infantil. Na oportunidade, foi apresentado aos profissionais o material pedagógico da coleção de livros didáticos “PROSINHA”, da editora Saraiva, integrante do Grupo Saber.

“Falar sobre avaliação na educação infantil é falar sobre o dia a dia do professor, o tempo inteiro esse profissional da educação infantil está avaliando os alunos e fazendo intervenções para poder conduzir o planejamento pedagógico da melhor forma. Essa nova coleção adquirida pela Prefeitura de Barreiras irá trazer uma abordagem mais lúdica para os alunos, onde os professores vão trabalhar de maneira completa e global todos os campos de experiência e direitos de aprendizagem dos alunos”, citou a pedagoga Fabiana Paz, responsável pelo Grupo Saber.

Em Barreiras são mais de cinco mil estudantes são assistidos pela rede municipal na Educação Infantil, de 0 a 5 anos, nas 36 escolas e Centros Educacionais regulares e 11 espaços multisseriadas na zona rural. Conforme a subsecretária municipal, além da Jornada Pedagógica realizada no início do ano letivo, capacitações como essas são ofertadas aos profissionais da educação municipal com esse objetivo de atualizá-los das novas diretrizes e didáticas que envolvem a educação infantil e o Ensino Fundamental I e II.

“Sabemos que essas capacitações desenvolvidas nas formações continuadas são essenciais para promover a excelência na educação de Barreiras. A aquisição da coleção PROSINHA será fundamental na proposta curricular municipal, caracteriza um avanço em nosso processo de ensino-aprendizagem da nossa educação infantil. Seguimos com esse compromisso de proporcionar melhores oportunidades de aprendizado para os nossos profissionais e aos estudantes da rede municipal”, ressaltou Olívia Sampaio.

O segundo momento da Formação Continuada para os profissionais da Educação Infantil acontecerá na próxima terça-feira (18), abordando o tema “Saúde Mental do Professor”.

Dircom/PMB – 13.6.2024