Secretaria de Educação de Barreiras promove o II Encontro de Formação em Tecnologia Assistiva para professores da Rede Municipal de Ensino

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Educação, realizou na manhã desta sexta-feira (28), um treinamento com 60 professores da educação especial que trabalham nas salas de Recursos Multifuncionais e professores que atuam nos Laboratórios Multimídias das escolas Mirandolina Ribeiro Macêdo e Celso Barbosa. A Secretaria está atualizando os jogos pedagógicos das Mesas Play Table, que auxiliam no desenvolvimento motor e cognitivo dos estudantes.

A Mesa é uma plataforma de aprendizado baseada na ludopedagogia, onde o aluno aprende brincando, de forma prazerosa e eficaz. Os jogos são multidisciplinares e podem ser trabalhados individualmente ou em grupos, com foco no desenvolvimento do estudante. Em Barreiras, são 33 salas de Recursos Multifuncionais, na sede e na zona rural. No total são atendidas 730 crianças e adolescentes com deficiência,  Transtorno do Espectro Autista e transtornos funcionais, como:  Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Dislexia, nas salas de recursos multifuncionais.

“Chegou o momento de instruir os professores de como fazer uso desses aplicativos para aprimorar mais ainda o ensino-aprendizagem, dentro das salas multifuncionais e nos laboratórios. Com o advento das novas tecnologias, tudo aquilo que vem para implementar as novas aprendizagens, as metodologias ativas e que facilita o aprendizado do estudante sempre é louvável, e assim, o município ao fazer aquisição dessas mesas preocupou-se em aprimorar e acompanhar as novidades que o mercado educacional oferta hoje, para que tenhamos uma maior aplicabilidade dentro do ensino dos nossos estudantes”, disse a diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Aldeci Queiroz.

Este é o II Encontro de Formação em Tecnologia Assistiva promovido pela Secretaria de Educação e nesta etapa o treinamento foi aplicado pelos técnicos da Play Table, Maurício Coutinho e Jacque Ferreira.. De acordo com a subdiretora de Acessibilidade e Inclusão, Eliene Fernandes, a tecnologia assistiva integra recursos, estratégias, produtos, serviços e metodologias que promovem e favorecem a participação dos estudantes com e sem deficiência, nas diversas atividades escolares, visando atender os objetivos educacionais comuns, como também, desenvolver as potencialidades, autonomia e independência dos alunos.

“A tecnologia assistiva traz muitas vantagens à educação, sendo que a principal delas é um suporte maior para a vida prática do estudante no ambiente escolar, bem como, uma comunicação inclusiva, mais independência e autonomia no momento de realizar uma atividade. A Secretaria de Educação disponibiliza este treinamento justamente por estar atenta e sensível às necessidades de atualização dos conhecimentos tecnológicos”, comenta a subdiretora de Acessibilidade e Inclusão.

Dircom/PMB – 28.7.2023