Secretaria de Educação de Barreiras e IFBA abrem espaço para discutir desigualdades sociais

Integrando a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, foi aberta oficialmente na noite desta quarta-feira (17), a 10ª Jornada Científica e Tecnológica do Oeste Baiano. Promovida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) Barreiras em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o evento reuniu professores, pesquisadores, estudantes e monitores no auditório Dom Ricardo Weberberguer.

Este ano, o tema “Ciência para Redução das Desigualdades” está relacionado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pelas Nações Unidas, especificamente o de número 10 – Redução das Desigualdades. E a programação oferece mesas redondas, oficinas, exposição pública, apresentações acadêmicas e culturais dentro do Campus e na Praça Castro Alves.

Na cerimônia de abertura, o Coral de Libras do IFBA fez uma apresentação emocionante, com interpretação musical para os portadores de necessidades que participam da Jornada. A Comissão de Sustentabilidade também apresentou as ações que estão sendo fortalecidas pelos estudantes e servidores do campus, buscando diminuir consumo e motivar a mudança de postura para preservação permanente do meio ambiente. Compondo a mesa, a subsecretária de educação, Emília Moreno falou da importância das parcerias, e sobretudo da participação ativa dos alunos e professores das escolas do campo, que estarão expondo projetos e pesquisas nos dias de evento.

“Essa parceria é muito importante para o município, para educação e principalmente para o envolvimento da comunidade escolar no ambiente da pesquisa e extensão, e porque não dizer, novos desafios para os nossos jovens. Durante todos esses dias teremos a participação das escolas da sede e do campo, que apresentarão trabalhos, projetos e suas experiências com as salas multifuncionais, tudo isso, com o propósito de mostrar a valorização social, e por assim, buscar minimizar as desigualdades sociais, econômicas e de gêneros no cotidiano escolar”, disse Emília.

A diretora geral do IFBA, Dicíola Baqueiro destacou que a ideia do evento é “criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a comunidade e estudantes a discutirem as implicações sociais da ciência, além de aprofundarem os conhecimentos sobre o tema”.

A conferência de abertura com o tema “Educação para a transformação social” ficou sob o comando dos professores Atauan Soares de Queiroz (IFBA) e Profª. Dra. Anatália Dejane de Oliveira (UFOB), que dividiram com o público experiências e teses de mestrado sobre a perspectivas do ensino-aprendizagem como agente de mudança, aprimoramento e oportunidade profissional.

Escolas x ciência e tecnologia
Na manhã de quinta-feira, (18) com a continuidade da programação uma das atrações mais procuradas foi a exposição dos projetos e protótipos de experimentos ou equipamentos que poderão ser utilizados em sala de aula nas disciplinas de ciência e matemática. Na área externa, alunos da Escola Municipal Antônio Machado (Val do Teiú), José Agostinho Porto (Baraúna), Colégio Sagrado Coração de Jesus e Tarcilo Vieira de Melo, ficaram atentos às apresentações ‘Usinas de Transformação de Energia’ organizada pelo Prof. Thiago de Sá, ‘Os Biomas Sensíveis’ mediado pela profª. Kaline Benevides e os ‘Desafios Matemáticos’ com o Prof. Jorge Adriano e alunos do IFBA.

O som alternativo com instrumentos musicais recicláveis do Recicla Banda também animou o ambiente. E os participantes ainda assistiram a apresentação dos alunos da Escola Municipal de Teatro que levou para o espaço, a peça teatral “Luís na Boca da Cena”. A realização de 15 minicursos nas áreas de eletrônica, elétrica, matemática, inglês, meio ambiente, fotografia e produção audiovisual, além das mesas redondas sobre educação no campo, dão continuidade à programação de terça-feira. O evento se estende até sexta-feira (19) com exposição de trabalhos “Ciência e Tecnologia na Praça: Ciência para a redução das desigualdades, durante todo o dia na Praça Castro Alves e a apresentação do espetáculo ‘Aquário Cênico’, às 19h no Auditório do IFBA.