Secretaria de Cultura e Turismo amplia parceria com Agências de Turismo para consolidar fortalecimento dos roteiros turísticos, em Barreiras

A Capital do Oeste consolida a cada dia sua vocação para o turismo. Com roteiros diversificados que envolvem turismo de aventura, gastronômico, rural, religioso, entretenimento, além de estar localizada numa região de riquezas naturais, Barreiras faz parte da Zona Turística Caminhos do Oeste. Para fortalecer ainda mais a visibilidade e parcerias no setor, a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Cultura e Turismo vem alinhando novas parcerias e ações futuras, para fortalecer o setor do turismo.

Com esse propósito, na manhã de quinta-feira,20, a subsecretária de Cultura e Turismo, Emília Moreno; a turismóloga e  diretora da Câmara Técnica de Turismo “Caminhos do Oeste”, Ana Rita Cathalá; os diretores de turismo Vinicius Melo e Thiago Santos; se reuniram com as agências de turismo Cláudia Tour, Feliz Turismo, NV Turismo e Valéria Turismo, no auditório da Escola de Música Maestro Antoninho Sampaio, para um diálogo balizado no processo participativo no Conselho Municipal de Turismo, Plano e Sistema Municipal de Turismo e coleta de informações sobre o turismo receptivo e emissivo.

A turismóloga Ana Rita Cathala apresentou o plano de trabalho para 2023, evidenciando os festejos religiosos, roteiros de aventura, rural, cultura e crescimento exponencial do turismo na área de entretenimento. “A ideia é trabalhar em parcerias para qualificar e fomentar o setor”, acrescentou Ana Rita, que nesta semana acompanhada do diretor Vinicius Melo, compartilhou sua visitação às fazendas do Distrito Nupeba e Riacho Grande, produtores de frutas, avicultores e cooperativas de Algodão juntamente com o presidente do Sindicato de Produtores Rurais, Davi Schmidt, para levantamento de possibilidades de exploração do turismo rural em áreas produtoras da região Oeste.

A subsecretária de Cultura e Turismo reforçou a importância da participação dos agentes de turismo nos debates do Conselho Municipal e solicitou informações sobre o turismo receptivo e emissivo, uma vez que muitas agências estão operando com emissão e excursões, para fora do município. Ela ainda elencou detalhes do Plano de trabalho em 2023, na área cultural e turística.

“Precisamos da participação de todos no Conselho Municipal de Turismo, com ideias, sugestões e estruturação direcionada para a ramificação turística em nosso município. Barreiras tem que ser destino para viagens, ser ponto de receptividade, e juntos temos que buscar ações ligadas no setor e protagonizar o turismo receptivo, gerar renda, mostrar nossas potencialidades, belezas naturais, pois temos um leque variado no turismo de aventura, rural, gastronomia, histórico, religioso e cultural”, destacou a subsecretária Emília Moreno.

Dircom/PMB-25.4.2023