Secretaria de Cultura e SESC promovem oficina teatral e espetáculo Carranca, em Barreiras

Movimentando os fazedores de cultura e artistas de Barreiras, a Escola Municipal de Teatro e o SESC promoveram dois momentos intensos de teatralidade no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho na sexta-feira, 22, com a presença do multiartista e diretor, Gilberto Morais da Cia. Teatro Mistura de Ibotirama. Com acesso gratuito, durante toda manhã os jovens atores puderam participar da oficina “Desmontagem Cênica: desvendando os caminhos da criação”, com abordagem técnica, inovação, experimentalismo, investigação e a busca de novas linguagens para o teatro.

À noite, o espetáculo aberto ao público “Carranca: da proa do barco para o palco”, o ator Gilberto Morais personificou Zé das Carrancas, uma performance encantadora que homenageia os ribeirinhos do Rio São Francisco com rimas e poesia, contando um pouco sobre a vida e luta que celebra as culturas populares às margens das águas. “Agradeço a oportunidade de retornar a Barreiras para mostrar um pouco do nosso trabalho. Tudo que repassei, aprendi nessa oficina e o contato direto com os artistas locais, refletem em nossa arte”, disse o ator.

A plateia lotou o Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho para conferir o espetáculo, que também contou com a presença do subdiretor municipal de Ensino de Artes Cênicas Danilo Lima, professores da Escola Municipal de Teatro e equipe da Secretaria de Cultura, conferindo toda riqueza teatral, rituais e histórias do velho Chico.

“Maravilhosa participação do ator Gilberto de Morais no Centro de Cultura, nessa parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e SESC, propagando a arte e cultura de Barreiras e o Oeste. Conferimos no palco um show de performance, de preservação histórica e cultural de nosso território, que possui elementos únicos, a exemplo da Carranca”, destacou o subdiretor de artes cênicas, Danilo Lima.

Programação Outubro e Novembro–  A parceria ainda traz para Barreiras nos dias 19 e 20 de outubro, o Festival Sesc de Arte na Infância, programado para dois dias de oficina e bate papo com artistas, educadores e profissionais que atuam com o público infantil, contando com a presença dos atores Marcos Lopes e Israel Barreto (Salvador-BA) e Pedro Milhomens (Pernambuco). Além da participação de João Victor e a mediação de Danilo Lima, ambos professores da Escola Municipal de Teatro. Em novembro, o espetáculo “Dandara na Terra dos Palmares”, aclamado musical infanto-juvenil que aborda racismo na escola e resgata ancestralidade dos negros no Brasil, também estará se apresentando no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho.

Dircom/PMB- 25.9.2023