SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E TRABALHO PROMOVE AÇÃO ITINERANTE NO CONJUNTO HABITACIONAL BARREIRAS I

A Secretaria de Assistência Social e Trabalho através do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS III, sediado no Bairro São Pedro, levou sua estrutura de atendimento e parceiros ao Conjunto Habitacional Barreiras I, para promover uma terça-feira (18) decidadania. Com o tema “CRAS III em Ação Itinerante: Todos contra o Trabalho Infantil”, 335 pessoas foram beneficiadas com os serviços ofertados pela equipe do CRAS , unidade móvel do Bolsa Família, alistamento militar, dia de beleza e Defensoria Pública.

O público atendido também participou de palestras sobre a importância do combate ao trabalho infantil e orientações com base no Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS TRABALHO) para geração de renda entre as pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Montaremos grupos para palestras e oficinas, e a partir disso identificaremos as possibilidades que o mercado de trabalho pode oferecer para inserção dessa mão de obra”, completou o assessor técnico Emerson Santana.

A dona de casa Elizabete Teles veio do Arboreto II, em busca do recadastramento no Programa Bolsa Família. “Meu irmão me avisou e eu vim para me recadastrar, tenho uma filha e sem o benefício ficaria difícil para nós. Eu achei atendimento aqui muito bom”, comentou.

O CRAS III atende mais de 20 localidades urbanas e 14 rurais, em Barreiras. As ações são coordenadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho. “É muito bom vir às comunidades, porque ficamos mais próximos da população. Hoje trouxemos o Instituto Mix, que ajudou com a promoção da autoestima de mulheres, homens e crianças. O CRAS veio com toda a sua estrutura de atendimento, tanto do CadÚnico quanto da equipe fixa, tudo que a gente pode promover com relação aos benefícios. Além de gratificante, conquistamos novas parcerias como o 4º BEC e a Defensoria Pública, que também esteve presente nessa ação itinerante”, destacou Kharolynne Crisóstomo, coordenadora do CRAS III.

Quem passou pelo local também pode conferir serviços que dão acesso ao passe livre, carteirinha do idoso, Benefício de Prestação Continuada – BPC, atualização, inclusão e transferência do CadÚnico. A Defensoria Pública trouxe procedimentos para viabilizar reconhecimento de paternidade, pensão alimentícia e processos de guarda, adoção e divórcio.