Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Barreiras entrega kit pedagógico ao Creas para dinamizar as atividades na Unidade

Expectativa e alegria das crianças acolhidas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Barreiras, marcou a tarde desta sexta-feira (28), durante a entrega do Kit Pedagógico. O ato de entrega foi realizado pela secretária de Assistência Social e Trabalho, Dicíola Baqueiro para a coordenadora do Creas, Kharola Mesquita, beneficiando diretamente as crianças e adolescentes atendidos no espaço de convivência familiar.

O kit pedagógico foi destinado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia, durante reunião com a Coordenação de Gestores Municipais do Estado da Bahia (COEGEMAS) e a Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), que contou com a participação da secretária de Assistência Social, Dicíola Baqueiro, em Salvador.

A coordenadora do Creas, Kharola Mesquita acompanhada da equipe técnica agradeceu o empenho da Secretaria de Assistência Social para que Barreiras fosse contemplada com mais essa ferramenta pedagógica.

“Toda estrutura e acolhimento do Creas é fruto do trabalho conduzido pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho, e do carinho e dedicação dos profissionais da nossa equipe. Sabemos que mesmo que se tenha conhecimento e experiência, a equipe se fortalece quando temos ferramentas que potencializam as ações do dia a dia com as crianças e familiares. Com certeza esse Kit pedagógico será mais um reforço neste processo de fortalecimento do vínculo familiar e despertando a ludicidade”, destacou a coordenadora do Creas.

Os kits pedagógicos têm o intuito de promover o fortalecimento de ações de proteção social por meio do auxílio ao trabalho desenvolvido com famílias e crianças em situação de violências, vulnerabilidade e riscos sociais, além de propiciar às equipes técnicas dos equipamentos e consequentemente aos seus usuários, a adoção de estratégias lúdicas para o desenvolvimento do trabalho social. O material entregue conta com 21 itens compostos por mesa, cadeiras, jogos de inclusão, brinquedoteca e livros.

A secretária de Assistência Social dialogou com as crianças e familiares que compareceram ao espaço. “Esse é um momento de alegria para toda nossa equipe, porque esse Kit ajuda, sobretudo, as crianças e adolescentes que se encontram em contexto de violências, que é justamente na proteção social especial no Creas, que é realizado o acolhimento, e assegurado o atendimento familiar. Todos os itens são importantes para que as assistentes sociais, educadoras e psicóloga possam dialogar com as crianças”, pontuou Diciola Baqueiro.

Após a assinatura de entrega oficial, as crianças conheceram detalhes do Kit Pedagógico apresentado pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes, Anderson Barbosa.

Dircom/PMB- 28.7.2023