Secretaria de Assistência Social e Conselho Tutelar promovem ações de conscientização no Carnaval Cultural do Barreiras Folia 2024

A Secretaria de Assistência Social e Trabalho e o Conselho Tutelar também estão presentes nas festividades do Carnaval Cultural do Barreiras Folia 2024. Com o objetivo de promover ações de conscientização e garantir a segurança e o bem-estar de todos os foliões de modo especial das crianças e adolescentes. Desde o primeiro dia de festa as equipes estão desenvolvendo uma série de ações educativas referentes a questões sociais relevantes para a sociedade, especificamente sobre o trabalho infantil, violência contra a mulher, importunação sexual e exploração sexual.

Realizadas ao longo de todo o circuito Zé de Hermes, as campanhas têm os temas: “Tire a máscara de todos preconceitos! Neste carnaval (e na vida) é justo toda forma de amar”, “Exploração sexual é crime. Eu denuncio e você?”, e “Importunação sexual é crime! Meu corpo não é fantasia”, que ainda têm como foco convidar as pessoas para uma reflexão quanto a necessidade do respeito e da igualdade na sociedade.

As campanhas acontecem até terça-feira (13), último dia do Carnaval Cultural. Para isso, a Secretaria de Assistência Social e Trabalho conta com a parceria das demais Secretarias da gestão municipal, Conselho Tutelar, Juizado de Menores, Guarda Civil Municipal, Polícias Civil e Militar.

Uma das estratégias usadas pelas equipes para alcançar o público presente é a distribuição de panfletos socioeducativos, que além de levar informações que conscientizam para a prática de ações voltadas à proteção das mulheres, crianças e adolescentes, conscientizam para a importância de possíveis denúncias.

“A iniciativa tem o objetivo de chamar a atenção do folião para brincar o carnaval com respeito. Lembrando que o cuidado com o outro é condição para fazermos uma festa de paz e harmonia, fazendo destes dias uma alegria inesquecível. Tudo isto demonstra o compromisso da gestão municipal com as pessoas”, finaliza a secretária de Assistência Social e Trabalho, Gabriela Nogueira.

Telefones úteis:

Disque 100 – para denunciar abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, ou procure o Conselho Tutelar;

Ligue 180 – para denúncias de importunação sexual, ou procure o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM);

Ligue 190 – em casos de violência.

Dircom/PMB – 11.2.2024