Secretária de Assistência Social de Barreiras participa do 23º Encontro Regional Congemas/Nordeste, em Salvador

Discutindo os desafios relacionados à fome e à pobreza, além de caminhos de fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social no Brasil, gestores e representantes de todo Nordeste participaram do 23º Encontro Regional Congemas/Nordeste, em Salvador, durante os dias 14, 15 e 16 de agosto. A Capital do Oeste foi representada pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho por meio da secretária Dicíola Baqueiro e os assessores Anderson Barbosa e Marília Machado.

Com extensa programação, o encontro foi aberto pela Conferência com o escritor e ativista social Frei Betto, que trouxe à tona a proteção social e fortalecimento da democracia com a palestra “O desafio coletivo na eliminação da fome e pobreza”. A cerimônia de abertura contou com a participação do vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior; do secretário nacional de Assistência Social, André Quintão; da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia, Fabya Reis; do presidente do Congemas, Elias Oliveira; da presidente do Coegemas-BA, Ediana Dourado; entre outras autoridades, além de presidentes de Coegemas dos nove estados nordestinos.

No segundo dia, oficinas simultâneas de capacitação trabalharam o tema “Ampliar a proteção Social e Fortalecer a Democracia, por um Brasil Humanamente Diverso e Socialmente Justo”, com estratégias de trabalho, gestão, educação permanente, financiamento do SUAS, CadÚnico, Bolsa Família, trabalho infantil, política de cuidados da primeira infância, proteção social, defesa de direitos do SUAS e experiências dentro dos equipamentos socioassistenciais.

Nesta quarta-feira, 16, último dia de encontro, seis painéis temáticos convocaram a discussão de todos os representantes para o financiamento do SUAS, atuação na superação da fome e pobreza, atuação do SUAS em emergências e calamidades públicas, relação e integração com o Sistema de Justiça e o direito à renda e impactos do novo Bolsa Família.

“O Encontro Regional do Congemas foi um evento altamente enriquecedor, com participação de autoridades federais, estaduais e gestores municipais de todo Nordeste, apresentando experiências exitosas e buscando novas estratégias para aprimorar o acesso da população ao SUAS. Barreiras participou, juntamente com os gestores e profissionais, das discussões e proposições para um sistema que atenda a todos, bem como, as políticas públicas que venham para transformar a vida das pessoas”, destacou Dicíola Baqueiro, secretária de Assistência Social e Trabalho de Barreiras.

Dircom/PMB- 17.8.2023