Saúde: O Ambulatório do Programa de Fibromialgia é reaberto em Barreiras

Em encontro realizado no Auditório do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, na tarde da última quarta-feira, 30, foi reaberto o Ambulatório do Programa de Fibromialgia, que irá funcionar na Unidade de Saúde Leonídia Ayres.

O evento contou com a participação da Secretária de Saúde Marisete Bastos, do Coordenador do Ambulatório e Fisioterapeuta Bruno Ramos, da Psicóloga Sandra Maura, representando a Coordenação de Psicologia da Faculdade São Francisco de Barreiras – FASB.

“Retomamos hoje o tratamento dessa doença que provoca muitas dores por todo o corpo. Barreiras terá uma equipe capacitada para atender esses pacientes com qualidade, pois a continuidade desse Programa é essencial para o tratamento dessa doença”, disse a Secretária de Saúde, Marisete Bastos.

Fibromialgia é uma síndrome comum em que a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. Está diretamente ligada também à fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade.

Atualmente, o Programa de Fibromialgia atende cerca de 90 pacientes. O Coordenador realizou a palestra: Ambulatório Multiclínico de Fibromialgia e dor crônica destacou que o tratamento deve ser contínuo com uma equipe multiprofissional.

“Cerca de 8% da população do Brasil sofrem com a Fibromialgia. Vamos trabalhar para promover a “cura” das dores crônicas, para isso contaremos com o apoio dos profissionais da psicologia, nutrição, da educação física, da medicina reumatológica e da medicina osteopática”, destacou Bruno Ramos.

Para participar do Programa, o paciente no primeiro momento deve ser encaminhado pela Atenção Básica para a equipe do Programa de Fibromialgia, após a consulta e atestando a doença o paciente inicia o acompanhamento e tratamento.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo