Saúde Humanizada: Prefeitura de Barreiras realizou 857 procedimentos em mais um mutirão de Catarata e Pterígio

Seguindo as diretrizes do Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora, a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nos dias 2 e 3 de setembro, sábado e domingo, mais um mutirão de cirurgias de catarata e pterígio no Hospital Municipal Eurico Dutra. Foram dois dias intensos na ala cirúrgica do Hospital para realizar 857 procedimentos, correspondendo a 403 cirurgias de cataratas, 167 de pterígio e ainda, a realização de 287 limpezas de lentes.

Logo no primeiro dia, o prefeito Zito Barbosa, ao lado da secretária Jamile Rodrigues, do vereador João Felipe e coordenadores da Saúde, acompanhou de perto todo procedimento de triagem que antecede as cirurgias, levando a mensagem de tranquilidade aos pacientes. “Muito feliz com a realização de mais esse mutirão atendendo nossos munícipes com esses procedimentos importantes. Já realizamos muitos mutirões de cirurgias eletivas em 2023 trazendo qualidade de vida para nossa população. Por isso, meu agradecimento a toda a nossa equipe da Secretaria de Saúde na pessoa da secretária Jamile e de modo especial a todos os profissionais de saúde envolvidos na realização de mais esse mutirão de cirurgias aqui no Eurico Dutra, também pelo cuidado e atenção com o nosso povo”, frisou o gestor municipal.

A secretária Jamile Rodrigues, que também recepcionou o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso durante os procedimentos,  explicou que o principal objetivo do mutirão é diminuir a demanda por cirurgias eletivas agendadas nas Unidades de Saúde e reguladas pela Central Integrada de Regulação (CIR). Todos os pacientes que realizaram as cirurgias de catarata, pterígio e a limpeza das lentes, receberam orientações sobre os cuidados necessários para o pós-operatório.

“A catarata é uma lesão ocular que torna o cristalino opaco e deixa a visão embaçada, afeta principalmente a população com mais de 60 anos de idade, portanto, com a execução de mais esses procedimentos proporcionamos mais qualidade de vida e bem-estar para todas as pessoas acometidas dessas doenças oculares, levando mais saúde para todos elas. Foram dois dias bem intensos, mas recompensadores, pois, conseguimos atender todos os nossos pacientes de forma cuidadosa e humanizada como é o nosso propósito”, explicou Jamile Rodrigues.

Dircom/PMB – 4.9.2023