Saúde e Nutrição: Rede de Assistência à Saúde garante refeições de qualidade a pacientes atendidos nas unidades hospitalares de Barreiras

A Secretaria de Saúde de Barreiras, com objetivo de ofertar um aporte adequado de nutrientes de forma a preservar o estado nutricional, bem como desempenhar um papel terapêutico em doenças agudas e crônicas, oferece diariamente dietas equilibradas e nutritivas a pacientes que estão internados no Hospital da Mulher, Hospital Municipal Eurico Dutra e na Unidade de Pronto Atendimento UPA/24H Clarice Borges, que compõem a rede de assistência à saúde do município de Barreiras, garantindo assim a segurança alimentar e nutricional dos mesmos.

Segundo a coordenadora Nélida Bastos, o Serviço de Nutrição e Dietética da Rede Municipal da Secretaria de Saúde oferece em média 400 refeições/dia aos pacientes e acompanhantes, distribuídas entre desjejum, colação, almoço, lanche, jantar e ceia. O processo de produção das dietas hospitalares envolve a participação de diversos profissionais, desde a elaboração dos cardápios pelas nutricionistas, preparado pelas cozinheiras e auxiliares, até a entrega das refeições realizadas pelas copeiras, tudo em conformidade com padrões higiênico-sanitários e necessidades nutricionais dos pacientes.

O cardápio de almoço, por exemplo, é composto por arroz e feijão, proteína e salada, com redução de óleos e gordura no preparo, limitado o uso de produtos ultraprocessados e com incentivo ao consumo de verduras e legumes. Os lanches também seguem o incentivo a práticas alimentares saudáveis, composto, predominantemente, por frutas, sucos naturais, pães, biscoitos, vitaminas de fruta, mingaus e preparações regionais como a canjica e o cuscuz.

“Entendemos que o cuidado com alimentação é fundamental para a recuperação dos nossos pacientes e a efetividade da assistência compreende o oferecimento de refeições balanceadas, voltadas às necessidades nutricionais do indivíduo e que atendam também a apelos sensoriais e culturais”, destaca a nutricionista Bruna Amaral do Hospital da Mulher.

No próximo dia 31 de março é comemorado o Dia da Saúde e Nutrição, assim, a Secretaria de Saúde tem reforçado essa temática através de palestras nas Unidades de Saúde ao longo de todo mês, reforçando a educação e saúde. “A qualidade de vida tem início também com uma boa alimentação, dessa maneira, em todas as Unidades de Saúde essa temática tem sido debatida uma oportunidade para mostrar a importância da redução de sal e açúcar no consumo doméstico e mudanças alimentares. Da mesma maneira inserimos essa alimentação saudável no cardápio diário dos nossos pacientes, importante no processo de recuperação”, pontuou a coordenadora Nélida Bastos.

Dircom/PMB – 22.03.2022