Retomada de obras de creches e lançamento de novos equipamentos públicos consolidam força da gestão municipal, em Barreiras

Prefeito Zito Barbosa assinou ordem de serviço para continuidade da construção de mais uma creche no Conjunto Habitacional Barreiras I e anunciou benfeitorias no bairro

Por cerca de dez anos, os moradores do Conjunto Habitacional Barreiras I viveram a expectativa da retomada da obra inacabada da creche do bairro. A agonia da espera terminou na noite desta segunda-feira (22), e deu lugar à felicidade, quando o prefeito Zito Barbosa assinou a ordem de serviço que autoriza o reinício dos trabalhos no local. Além do abandono da obra, o equipamento público ainda enfrentava irregularidades nas documentações que já foram corrigidas pela assessoria jurídica do município.

Com mais de 900 metros quadrados, a unidade também atenderá às crianças do Bairro Vila Rica, funcionando em dois turnos do dia. Segundo a secretária municipal de educação, cultura, esporte e lazer, Cátia Alencar, esse momento consolida o maior projeto em favor da educação da história de Barreiras.
“É uma grande alegria anunciar a retomada dessa obra, sabemos que a nossa comunidade é carente de espaços e de creches, onde os pais ou responsáveis possam deixar as crianças gratuitamente para irem trabalhar com tranquilidade. Barreiras tem se desenvolvido muito na educação, isso é notório, para início do ano letivo que vem serão cinco novas creches em funcionamento, além de três grandes escolas”, acrescentou Cátia.

A programação desta segunda-feira é uma pequena amostra do ritmo acelerado de trabalho que a Prefeitura de Barreiras vem mantendo para entregar, retomar e autorizar obras, entre pavimentação, postos, praças, creches e escolas. O pacote que já somam 46 obras, também inclui 12 obras paralisadas por administrações anteriores, com o objetivo de manter a responsabilidade com os gastos públicos.
“Hoje damos a ordem de serviço da última obra paralisada em nosso município, entre elas quatro creches, e essa é a demonstração do amor que temos pelas nossas crianças e às mães que precisavam de um espaço seguro para deixarem seus filhos, é uma noite memorável. Esta semana, as equipes da empresa contratada começam os trabalhos aqui no Barreiras I, no Conjunto Habitacional São Francisco também já estamos construindo uma nova creche, totalizando cinco a serem entregues no ano que vem. Vamos seguir construindo o futuro da Capital do Oeste, e com mais recursos faremos muito mais”, disse o prefeito de Barreiras.

Além do prefeito Zito Barbosa, secretários, a primeira-dama Marisete Bastos e a vice-prefeita Karlúcia Macêdo, o presidente da Câmara de Vereadores Eurico Queiroz e os vereadores Alcione Rodrigues, Silma Alves, Graça Melo, B. I., João Felipe, Gilson Rodrigues, Hipólito dos Passos, Otoniel Teixeira e Sobrinho, confraternizaram junto com os moradores que ficaram até o final para interagir com os gestores municipais.
“Para o nosso bairro é maravilhoso, antes essa creche estava abandonada servindo de abrigo para bandidos e tomada pelo mato. Hoje, temos muito a agradecer, principalmente porque nós, mães, teremos a chance de ir em busca de trabalho, porque teremos onde deixar nossos filhos”, finalizou a dona de casa Eliete Lima.

Na oportunidade, o prefeito anunciou a requalificação da Rua Costa Rica na Vila Rica (Rua da Escola Municipal Cleonice Lopes), e ainda a reforma da quadra poliesportiva e construção de um posto de saúde, no Conjunto Habitacional Barreiras I.