Representantes da Prefeitura de Barreiras participam do Seminário “Diálogos para o Desenvolvimento: Construindo Economias Locais Resilientes”

Na manhã desta terça-feira, 26, o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso; o chefe de Gabinete, Melchisedec Neves; o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Roberto Carvalho; a subsecretária de Agricultura e Tecnologia, Manoela Maia e a coordenadora municipal da educação empreendedora, Mônica Patrícia; representaram o município de Barreiras no Seminário “Diálogos para o Desenvolvimento: Construindo Economias Locais Resilientes”, promovido pelo Sebrae Bahia para debater sobre o desenvolvimento regional.

Estiveram presentes no evento integrantes do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, que tem à frente o presidente, Humberto Miranda, o superintendente Jorge Khoury, membros da diretoria executiva, a gerente regional do Sebrae, Adriana Morais e o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ângelo Almeida. O encontro reuniu prefeitos, secretários municipais, empresários, lideranças e representantes de entidades do Oeste.

No Seminário foram apresentados dados sobre o potencial econômico da região e o momento também foi destinado a apresentação das demandas locais para o Conselho Deliberativo do Sebrae, que quer maior aproximação com os atores de desenvolvimento visando atender mais e melhor por meio das políticas voltadas a melhoria do ambiente de negócios locais, fomentando o empreendedorismo, uma vez que dados mostram que 70% dos empregos do país são gerados pelas micro e pequenas empresas.

Compondo a Mesa Diretiva, o vice-prefeito, Emerson Cardoso, destacou a importância da discussão do tema “Diálogos para o Desenvolvimento: Construindo Economias Locais Resilientes” para Barreiras e para a região, contando com a contribuição do Sebrae nas estratégias de impulsionamento dos negócios, e pontuou para os participantes do Seminário sobre o fortalecimento da economia de Barreiras nos últimos anos. Com atuação também estratégica, de investimentos em todas as áreas, além de melhorar a qualidade de vida da população, a Capital do Oeste atrai cada vez mais investidores, sendo várias empresas abertas ao longo da atual gestão com geração de empregos diretos e indiretos.

Em continuidade, Emerson Cardoso, deu destaque à posição de Barreiras, considerada hoje pelo Bright ISO 37120 como a melhor cidade da Bahia em gestão, bem-estar, segurança pública, infraestrutura, serviços básicos e prosperidade. Durante sua participação, o vice-prefeito entregou ao presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Humberto Miranda, ao Superintendente, Jorge Khoury, e ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida, a revista que detalha o Programa Barreiras 2030 Cidade do Futuro, no qual a gestão projeta ações de desenvolvimento do município para 10 anos.

“Costumo dizer que os quatro anos iniciais da gestão do prefeito Zito Barbosa foi feito um acerto com o passado e os próximos quatro anos que são esses que estamos vivenciando agora nós estamos dando um salto para o futuro, e, é por isso que trouxemos o  conceito de Cidade do Futuro para dar um ar, sobretudo,  no orgulho da cidade, resgatando a autoestima dos nossos moradores que estava perdida, e hoje, por exemplo, para vocês terem uma ideia da quantidade de empresas que temos no centro da cidade, isso não era comum, e agora temos redes de empresas que só viriam para Barreiras se fosse dentro de um Shopping Center e hoje estamos com grandes redes e buscando cada vez mais espaço para trazer outras empresas porque  as pessoas percebem o momento que Barreiras vivencia, e isso está acontecendo também nos bairros  com o surgimento de micro e pequenas empresas. Então, este Seminário, é sem dúvida de grande importância para todos nós”, explicou Emerson Cardoso.

Durante o Seminário foram enfatizados os temas: Perspectivas e oportunidades de negócios para o fortalecimento da Economia Regional – A visão pública e empresarial; A Visão das instituições financeiras sobre o desenvolvimento regional; Apresentação de projetos e ações do Sebrae no Oeste da Bahia – 30 anos de atuação; e houve painel específico para bate-papo com lideranças para apresentação das demandas locais.

Fotos: Danilo Oliveira ASN Bahia.

Dircom/PMB – 27.09.2023