Prova 26 de Maio de Ciclismo e outras modalidades agitaram a programação esportiva dos 133 anos de Barreiras

Dentro da programação dos 133 anos de emancipação política da Capital do Oeste, os ciclistas apaixonados por velocidade estiveram reunidos na tradicional Prova 26 de Maio, que acontece há 31 anos junto com a data festiva do município. Com duração de 40 minutos para cada grupo de atletas, o percurso foi delimitado na BR 242, entre as rotatórias da antiga sede da Prefeitura e a Câmara de Vereadores.

A Prova 26 de Maio é considerada patrimônio cultural de interesse público. O título foi conferido através da Lei 1.345, de 20 de março de 2019, sancionada pelo prefeito Zito Barbosa. Conforme os organizadores Melquizedec Firmino e David Dutkievicz, este ano, 116 ciclistas participaram da competição dividida em sete categorias.

“Mais uma vez com o apoio da Prefeitura de Barreiras e Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer, a Prova 26 de Maio alcançou o sucesso esperado. Em mais um não recebemos um grande público e integramos todas as idades, incentivando sempre essa atividade democrática e saudável”, destacou Melquizedec Firmino.

Conhecido em Barreiras por registrar em fotos todo potencial da maior cidade do Oeste da Bahia, o ciclista veterano Washington Luiz também tem o ciclismo como sua paixão. Ele que já foi referência no ciclismo Barreirense, no Baiano, também nas competições Norte e Nordeste, comemora aniversário também em 26 de maio e ficou ainda mais feliz com a terceira classificação na categoria Master C.

“Além de ser fotógrafo, tenho o ciclismo como meu principal robi. Sou adepto a esse esporte já há 20 anos, e hoje, aos 61 anos de idade, comemoro mais essa conquista de terceiro lugar, e ainda, ganhando abraços de felicitações dos amigos pela passagem do meu aniversário neste 26 de Maio. É um orgulho para todos nós, competidores barreirenses, participar na Prova 26 de Maio já consolidada em todo Brasil”, ressaltou Washington após premiação.

Durante a semana especial em celebração pelos 133 anos do município, a Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer de Barreiras promoveu diversas atividades esportivas nos equipamentos, para proporcionar momentos de interação e competitividade. No Ginásio Baltazarino Araújo de Andrade, as finais do Campeonato Barreirense de Futsal e o Campeonato de Basquete 2024 fizeram parte da programação. Este ano, o time Barcelona F.C levantou a taça de campeão do Campeonato de Futsal, atraindo grande público para as arquibancadas.

No Basquete, a equipe masculina Barreiras City Thunder e a feminina Mangabeira Blue, fecharam com chave de ouro, finalizando a disputa como campeões em 2024. A Praça da Juventude Esmail Figueiredo também foi palco para as manobras dos skatistas, que disputaram o Skate Beste Trick 2024.

“Barreiras comemorou 133 anos com uma programação completa, com esporte, cultura, lazer, entretenimento e ações coletivas em todas as áreas. Conseguimos reunir grandes públicos em nossos eventos esportivos, no Ginásio Baltazarino Andrade, na Praça da Juventude, na Praça Landulfo Alves e na BR 242, ou seja,  uma demonstração que cada vez mais, o esporte tem sido fortalecido e fazendo parte do dia a dia de nosso município. Agradeço a participação de todos nesta vasta programação esportiva”, destacou o secretário Lucas Quirino.

O 26 de Maio Speed garantiu premiação em dinheiro, troféus, medalhas e brindes. Confira o resultado dos vencedores:

Elite Masculina

1° Gabriel Duarte