Projeto Orquestra de Sucata traz para as Escolas de Barreiras espetáculos artísticos, culturais e oficinas de percussão

Os estudantes da Escola Municipal Celso Barbosa Santos começaram a semana de uma forma bem diferente, mais descontraída e interativa, ouvindo nesta segunda-feira (2), música produzida a partir de instrumentos confeccionados com sucata e materiais recicláveis, apresentadas pela Orquestra de Sucata, que saiu de São Paulo para trabalhar a conscientização ambiental com estudantes do Ensino Fundamental I e II de Barreiras. Com apresentações artísticas, espetáculos culturais e oficinas de percussão, os componentes ensinam as crianças a terem responsabilidade ambiental trabalhando a temática da reciclagem e da sustentabilidade.

Na Escola Celso Barbosa Santos, a primeira a receber a Orquestra de Sucata, os mais mil estudantes que assistiram aos dois espetáculos pela manhã e à tarde, ficaram empolgados com a performance didática desenvolvida pelos músicos para mostrar que é preciso dar destino correto ao lixo e que a reciclagem é o caminho para cuidar do meio ambiente, oferecendo uma explicação fácil e prática, ao expor e usar cada instrumento criado dos mais diversos tipos de materiais. Durante os espetáculos o grupo apresenta dez músicas instrumentais autorais.

“Sempre destacamos que nós, como músicos, construímos os instrumentos musicais, reaproveitamos, mas a nossa mensagem mais importante é dizer que qualquer pessoa pode recriar no seu dia a dia, na sua realidade, com materiais diferentes, reutilizando ou descartando o lixo corretamente, ou seja, contribuindo com o meio ambiente de alguma forma. Então, o nosso propósito é justamente fazer com que as pessoas realmente entendam que cada uma no seu ambiente, no seu bairro, na sua cidade pode contribuir para a preservação do planeta”, disse a diretora de comunicação da Orquestra de Sucata, Jozene Noal.

No total, cinco escolas municipais de Barreiras serão contempladas com o projeto, e todas terão espetáculos pela manhã e à tarde, às 10h e às 14h. Nesta terça-feira, (3), o projeto segue para a Escola Municipal Itaraju Queiroz Santos; na quarta-feira, (4), será a vez dos alunos da Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo, receberem a atração; na quinta-feira, (5), a Orquestra se apresenta no Colégio Eurides Sant´Anna, e na sexta-feira, (6), na Escola Francisco Joaquim de Lima. O projeto Orquestra de Sucata será realizado nas cinco unidades de ensino até dezembro, contemplando ainda as turmas com as oficinas de percussão.

Presente na primeira apresentação da Orquestra em Barreiras, o secretário de Educação, Jeferson Barbosa, disse que a cidade abraça o projeto com entusiasmo, pois contribui diretamente com o ensino e aprendizagem das crianças e com um meio ambiente mais sustentável.

“É um projeto extremamente importante, a Orquestra de Sucata de São Paulo que se apresenta aqui em Barreiras, mostrando e provando que pode ser feito muito sobre a questão do lixo. É uma Orquestra com músicos extremamente afinados, competentes, reciclando materiais que poderiam ser jogados fora, mas que foram totalmente reaproveitados. Isso demonstra que precisamos entender ainda mais sobre como descartar de forma correta, que isso é um problema para o Brasil, para o nosso município, de muito lixo que é produzido, e, praticamente, tudo pode ser reaproveitado e reciclado. Esse tema nas escolas é de fundamental importância, porque as crianças e adolescentes podem mudar esse conceito precocemente”, conclui o secretário.

Dircom/PMB – 2.10.2023