Projeto Mainha das Linhas oferece oficinas gratuitas de crochê para mulheres em situação de vulnerabilidade

O Projeto Mainha das Linhas, contemplado no Edital de Chamamento Público nº 004/2023 e promovido pela Prefeitura de Barreiras por meio da Lei Complementar nº 195/2022 – conhecida como Lei Paulo Gustavo – está em andamento e já oferece suas oficinas de artesanato em crochê.

Criado pela artesã Josélia Costa, o projeto visa auxiliar mulheres em situações de vulnerabilidade, proporcionando-lhes uma nova forma de expressão e possibilidade de autonomia financeira. Além disso, o crochê promove o fortalecimento emocional e a valorização pessoal, sendo uma atividade relaxante e terapêutica. As atividades incluem rodas de conversa, aulas práticas de crochê e bordado, confecção de diversos itens artesanais e um workshop sobre como comercializar os produtos.

“A gente quer, através do crochê ou do bordado, oferecer uma oportunidade para as mulheres que estiverem passando por algum momento difícil. Se for uma crise emocional, serve como terapia. Se for dificuldade econômica, serve para que elas consigam ter uma renda extra”, destaca Josélia.

As aulas da oficina acontecem no Palácio das Artes, na Praça Castro Alves, às terças e quintas-feiras à tarde com encerramento dia 30 de maio. “A iniciativa do Projeto Mainha das Linhas em oferecer oficinas gratuitas de crochê para mulheres em situação de vulnerabilidade é louvável e demonstra como a cultura pode ser uma ferramenta transformadora. Ao ser contemplado pela Lei Paulo Gustavo, o projeto se torna não apenas uma atividade artesanal, mas também um meio de empoderamento e inclusão social para essas mulheres”, destacou a secretária de Cultura de Barreiras, Emília Moreno.

Dircom/PMB – 11.04.2024

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo