Projeto de logística reversa de resíduos tecnológicos é lançado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barreiras

Com a presença de comerciantes do segmento de eletroeletrônicos, empresas de coleta de material para reciclagem, cooperativas de trabalhadores do setor, universidades e de secretários, subsecretários e equipes das secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade; Infraestrutura; Educação; e Indústria, Comércio e Serviços, foi lançado, nesta quinta-feira (17), o projeto executivo para logística reversa de resíduos tecnológicos do Município de Barreiras. A proposta é da Secretaria de Meio Ambiente e prevê um cronograma de ações a serem postas em prática.

Apresentado pelo coordenador de educação ambiental e sustentabilidade, Ronaldo Ursulino, o projeto chega para suprir a lacuna relacionada à destinação correta dos resíduos por meio da logística reversa, um sistema que possibilita o descarte, transporte, manejo e reciclagem de bens de consumo, para que sejam convertidos novamente em matéria-prima à indústria. Trata-se da união de todos os esforços, desde quem fabrica até o usuário, em nome da destinação ambientalmente adequada, longe da natureza ou de aterros sanitários.

“Barreiras é uma cidade de quase 160 mil habitantes e que gera um volume muito grande de resíduos, sabemos que hoje, 90% dos resíduos podem ser recicláveis, portanto, precisamos dar o destino correto a este material com a coleta seletiva. O avanço será possível com a parceria entre poder público, comércio e a população, além disso, o Projeto de Logística Reversa contempla ações educativas junto às escolas, faculdades, pontos de recolhimento e um Dia “D” de coleta”, explicou Ronaldo Ursulino.

Previamente ao Dia D, confirmado para 16 de setembro, durante a programação da Semana do Cerrado, será realizada uma campanha de estímulo à população, através da educação ambiental, com entrega de material informativo composto por panfletos, cartazes, além de palestras, blitz educativa, reuniões e também divulgação na mídia. Já a ação principal visa mobilizar moradores, instituições de ensino, empresas do comércio de eletroeletrônicos, por meio da CDL para o mutirão de entrega destes itens. A destinação ficará a cargo da empresa Master Reciclagem, responsável pela coleta em Barreiras.

Dircom/PMB – 17.08.2023

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo