Projeto contemplado pelo Edital de Chamamento Público da Lei Paulo Gustavo retrata do Centro Histórico através da oficina Barreiras em Traços

Traçar o Centro Histórico da Capital do Oeste é um dos objetivos inseridos no Projeto Barreiras em Traços, que através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, recebeu apoio do Edital de Chamamento Público nº004/2023, por meio da Lei Complementar nº195/2022 – Lei Paulo Gustavo. A ideia, conforme a coordenadora do projeto Hanna Rasia Figueiredo, é além da prática de atividades artísticas, percorrer através de um roteiro ilustrado, a área do Centro Histórico em dez encontros, iniciado neste mês de março e segue até dezembro de 2024.

Hanna Rasia explica ainda que a missão do Barreiras em Traços é documentar o valor histórico do patrimônio arquitetônico, através do desenho de observação in loco, registrando o tempo e o lugar atual. Para este primeiro encontro, o foco da oficina foi o Coreto da Praça Duque de Caxias. Os próximos encontros, já com datas predefinidas, acontecerão em 13 de abril, na Academia Barreirense de Letras; no dia 18 de maio, na Igreja Santa Terezinha; no dia 19 de junho, na Igreja São João e no dia 20 de julho no Casarão Sertaneja.

Nos encontros que acontecem sempre das 9h ao meio-dia, os participantes devem levar material de pintura, uma cadeira confortável e a blusa personalizada do Projeto Barreiras em Traços. “Nossa comunidade artística busca reunir uma vez por mês pessoas interessadas em produzir e compartilhar seus desenhos de locação, a fim de incentivar os valores documental, educacional e artístico. Esse projeto é bem representativo, o Barreiras em Traços traz o sentimento de pertencimento, e ser contemplado pela Lei Paulo Gustavo foi muito gratificante, por isso, agradeço a Prefeitura de Barreiras por essa iniciativa de poder através desse projeto, olhar Barreiras por diversas perspectivas”, ressaltou arquiteta Hanna.

Dircom/PMB – 18.3.2024