Prefeitura realiza intervenções na infraestrutura e sistema de macrodrenagem do bairro Santa Luzia

Moradores do bairro Santa Luzia vem acompanhando de perto a movimentação de homens e máquinas na Rua Presidente Dutra, conhecida como a Rua do Canal, que em 2019 recebeu o sistema de micro e macrodrenagem, eliminando um problema crônico de alagamentos e acúmulo de águas nas ruas do bairro.

Após a conclusão das obras, em três pontos distintos ao longo de 400 metros, houve infiltração no sistema de drenagem pluvial e sistema de esgotamento sanitário, provocando grandes infiltrações com fuga de materiais, que culminou com o sedimento da pavimentação e consequentemente danos nas tubulações, havendo a necessidade de intervenções na infraestrutura da rua envolvendo as galerias de micro e macrodrenagem de águas pluviais, de esgoto e pavimentação asfáltica.

Desde segunda-feira (1º), que a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes, iniciou as intervenções com as aberturas dos trechos, remoção das galerias danificadas e começou a executar os reparos nas tubulações com a recomposição da rede de macrodrenagem onde houve avarias em razão das infiltrações. Conforme o secretário, a demora na recomposição das galerias é resultado da espera pelas intervenções da Embasa no reparo da rede de esgoto, que também sofreu avarias e gerou infiltração de esgoto doméstico.

“À medida que a Embasa libera os trechos com a recomposição e reparos na rede de esgoto, nós avançamos com os consertos nas estruturas das galerias de micro e macrodrenagem, fazendo o aterro compactado sobre o colchão de brita já colocado até o nível do pavimento. Nosso trabalho aqui será contínuo, até que tudo esteja concluído. Aqui, além da recomposição da rede de macrodrenagem, trabalhamos com a possibilidade de promover o rebaixamento da rua e realizar a reposição do pavimento em concreto armado, buscando assim, eliminar definitivamente os alagamentos e danos futuros ao sistema de drenagem”, pontuou João Sá Teles.

Dircom/PMB – 5.4.2024