Prefeitura de Barreiras traz curso do Proquali para capacitar empreendedores do turismo

De 19 a 21 de novembro, a Prefeitura de Barreiras ofereceu gratuitamente em parceria com a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), uma capacitação para empresários e funcionários de bares, restaurantes, agências de viagens e iniciativas ligadas ao turismo, com o objetivo de potencializar a qualidade do atendimento aos turistas na cidade. Nos três dias, foram discutidos temas como turismo e cidadania, noções básicas do setor e turismo religioso.

“As pessoas precisam entender que o turismo religioso é uma atividade econômica importante, pois existe no país uma cultura muito forte ligada às religiões e principalmente à Igreja Católica. O nosso foco é alavancar e mostrar essa potencialidade do turismo religioso na geração de emprego e renda na região, trazendo aqui um nível de consciência e informações para incentivar também o empreendedorismo dentro do setor”, destacou o palestrante Alexandre Cambeses, técnico da Diretoria de Qualificação e Segmentos Turísticos da Setur.

Reunindo três palestrantes, o curso do Programa de Qualificação Turística – Proquali foi pleiteado pela Diretoria Municipal de Turismo e proporcionou debates importantes sobre os novos públicos da área e o respeito à diversidade. Segundo Mirtes Lima, diretora municipal de turismo, com a experiência desta capacitação, espera-se que o “trade turístico” local se interesse cada vez mais pelas atividades de qualificação. “Há cerca de dois anos, buscamos contato com a Setur para trazer os cursos do Proquali para Barreiras, assim que a agenda no Governo do Estado foi reaberta para os municípios com potencial turístico, fomos contemplados. Foram abordados cinco temas que são muito envolventes e os participantes ficaram muito empolgados, esperamos que nos próximos cursos o nosso público seja ainda maior”, comentou a diretora.

Atenta aos ensinamentos da palestrante Emília Couto, a coordenadora de grupos turísticos Zilmar Rodrigues, aprovou a iniciativa do poder público para investir na qualidade das iniciativas do setor. “O conteúdo foi muito bom, as palestras são maravilhosas, isso só vem para acrescentar ainda mais ao nosso trabalho. A Prefeitura está de parabéns, a cidade ainda é muito carente de cursos na área e o meu sonho é trabalhar trazendo muitos turistas para visitar Barreiras e não apenas levar daqui para outros locais”, concluiu.