Prefeitura de Barreiras reúne instituições e Ong´s ambientalistas para apresentar programação da Semana do Cerrado

A Semana do Cerrado atrai atenção de todos os estados brasileiros, principalmente os inseridos nesse bioma diversificado, a exemplo do Oeste da Bahia. Em Barreiras, nos dias 11 a 15 de setembro serão realizadas atividades de preservação, mutirão de limpeza nos rios e encontros do poder público e instituições, para integrar e reforçar a importância de conservação do cerrado.

Para apresentar a programação e plano técnico da Semana do Cerrado, a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo promoveu nessa manhã de segunda-feira, 27, um encontro com instituições e ambientalistas. Estiveram presentes a chefe de gabinete Marileide Carvalho, secretário de meio ambiente e turismo, Demosthenes Junior, coordenador Ronaldo Ursulino, assessor especial, Alcione Rodrigues, servidor da Infraestrutura, Celso Paranhos, comandante do 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Major Lusquinhos, gerente da Brigada da Prev Fogo, Wagner Manhesi, represente do Clube Náutico, César Amaral, diretor da MM Limpeza Urbana, Rone Silva, diretora da Organização Não Governamental Preservar é Vida, Anne Karine, representante da delegacia regional do CRC Barreiras, Keiko Ueda, representante da Aiba, Raquel dos Santos e Abapa, Jhonatan e o presidente da Fundação Mundo Lindo, empresário Deusdete Santiago.

A apresentação foi conduzida pelo coordenador de educação ambiental e sustentabilidade da secretaria, Ronaldo Ursulino, que explanou sobre o bioma, o cerrado baiano, as áreas de proteção ambiental e recursos hídricos do Oeste. Segundo Ronaldo, em Barreiras a semana será marcada com três ações impactantes, a recuperação de nascentes, desassoreamento do Rio Grande e Mutirão de Limpeza.

“A Semana do Cerrado em nosso município vai integrar atividades em conjunto com as instituições, moradores e ribeirinhos, reforçando que precisamos agir unidos no mesmo objetivo. Nosso foco será o Rio Grande, com a limpeza do fundo do rio e margens, e vamos ainda realizar o desassoreamento numa área crítica, aqui na Baia de Guanabara com auxílio de dragas e máquinas escavadeiras”, garantiu Ronaldo.

O secretário de meio ambiente e turismo, Demósthenes Júnior disse que o encontro viabilizou a comunicação das ações de fiscalização realizada pela equipe, e principalmente aproximou as instituições para as propostas da programação da Semana do Cerrado.

“O convite se estende a todas as instituições, moradores de Barreiras, ribeirinhos, pescadores e pessoas que amam a natureza. O papel de preservar e atuar para melhorar o meio ambiente vai além do poder público, mas sim, é um compromisso social, que envolve a todos. Vamos realizar as ações no Rio Grande contando com a presença da população e colaboradores, que já abraçaram a causa”, reforçou o secretário.

Programação Semana do Cerrado – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de 11 a 15 de setembro de 2018

11 e 12 de setembro- Recuperação de nascente no Boqueirão do Ciríco comunidade de Passagem Funda.

13 e 14 de setembro- Desassoreamento do Rio Grande – Baia de Guanabara.

15 de setembro- Mutirão de Limpeza do Rio Grande – ação conjunta com mergulhadores, ribeirinhos, instituições, Ong´s, moradores, secretarias municipais para limpeza da margem e fundo do rio.