Prefeitura de Barreiras realiza Oficina do Siafic e dá continuidade às capacitações dentro do Programa Municipal de Gestão de Processos

A Prefeitura de Barreiras, por meio das secretarias de Planejamento, Administração e Fazenda, realizou na tarde desta terça-feira (19), mais uma atividade voltada para os servidores, dentro do Programa Municipal de Gestão de Processos. Dessa vez, uma oficina sobre o Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração, Financeira e Controle – Siafic, teve como objetivo capacitar e apresentar um novo formato de transparência a ser adotado nas contas públicas, a partir do dia 1 de janeiro de 2023. O evento aconteceu no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho e teve como facilitadores a assessora especial, Versiany Moreira e o contador, Marcos Oliveira.

Segundo o vice-prefeito Emerson Cardoso, que realizou a abertura da oficina, “é absolutamente necessário que todas as secretarias estejam alinhadas em relação a utilização desse sistema para que possamos planejar com mais solidez, transparência e realizar o trabalho com mais afinco, entendemos que a participação de todos é fundamental para que possamos alcançar os resultados almejados”, pontuou.

O Governo Federal através do Decreto Nº 10.540, de 5 de novembro de 2020, instituiu o Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle – Siafic com a proposta de assegurar a transparência da gestão fiscal de todos os entes federativos. Na prática, é uma solução de tecnologia da informação mantida e gerenciada pelo Poder Executivo, ou seja, no caso dos municípios por exemplo, a manutenção do Siafic deve ser realizada pela Prefeitura Municipal, embora o mesmo também deva obrigatoriamente ser utilizado pela Câmara Municipal.

“A 1º oficina Siafic atingiu seu objetivo, levando aos servidores do município os esclarecimentos necessários sobre essa grande mudança que será obrigatória em 2023. O Siafic não se trata apenas de um sistema, trata-se de mudanças de rotinas, de mudança de culturas na gestão pública, e requer uma grande intensificação do planejamento de cada setor envolvido”, pontuou o consultor da Acima Contabilidade Pública, Marcos Oliveira.

De acordo com a assessora especial, Versiany Moreira, o Município de Barreiras, dentro da programação de implantação do Siafic realizou essa oficina com servidores de diversos setores da Prefeitura e Câmara Municipal que terão impacto direto com o processo.

“Hoje estamos aqui com servidores das áreas de contabilidade, financeiro, patrimônio, recursos humanos, tributos, procuradoria, almoxarifado, controladoria, compras, contratos, fiscais de contratos, dentre outros. O Siafic refere-se ao software único e integrado de Contabilidade Pública que será adotado pelos municípios a partir de janeiro de 2023. Engloba um conjunto de rotinas, procedimentos e requisitos para o funcionamento dos setores da Prefeitura”, explicou.

Dircom/PMB 20.07.2022