Prefeitura de Barreiras realiza mais uma Semana do Feirante com várias ações

O Dia do Feirante é comemorado anualmente em 25 de agosto. Este é um dia de homenagear o profissional que trabalha com produtos da agricultura familiar levando alimentos às mesas de milhares de pessoas, e em Barreiras, a semana comemorativa teve início com muita música ministrada pela Banda 26 de Maio, no Centro de Abastecimento de Barreiras (CAB). Um grande bolo foi distribuído aos pequenos produtores, em especial, os do Vale e Cinturão Verde.

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Tecnologia, por meio do Projeto Vale Produtivo, realiza a Semana do Feirante com uma programação diversificada. Nesse sábado, o Prefeito Zito Barbosa, acompanhado da primeira-dama Marisete Bastos, do secretário de agricultura José Marques, subsecretário Rider Castro, vereador Cezar da Vila representando a Câmara de Vereadores, demais secretários, da equipe que trabalha na linha de frente na organização da feira e dos feirantes, fez questão de participar das comemorações enfatizando a importância do pequeno produtor para o desenvolvimento do município.

“Quero agradecer imensamente a Deus por estar com todos vocês, festejando essa data tão especial. Nós, é que comemoramos pelo trabalho e a contribuição que vocês dão ao município. Essa Semana dedicada especialmente a vocês feirantes, reforça o desejo de valorizar ainda mais esses homens e mulheres, que ativamente somam no desenvolvimento econômico da nossa cidade. Implantamos também há um ano a Feira Noturno do CAB, um espaço dedicado às famílias que às vezes não têm tempo de encontrar seus produtos durante o dia e uma oportunidade a mais para as atividades dos feirantes. Organizamos a feira com a oferta de bancas padronizadas e temos o propósito de reformar os outros pavilhões, fazendo desse espaço destaque na região oeste”, disse Zito Barbosa.

Já nessa segunda-feira (26) e terça-feira (27), as comemorações da Semana do Feirante continuam com atendimento da equipe da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, que realizará atualização do Bolsa Família, orientações sobre o CREDBAHIA, atendimentos sócios-assistenciais e o Projeto Criança Feliz.

Na quarta-feira (28) os feirantes receberão a visita de acadêmicos de instituições públicas e particulares no CAB, com amostra de cursos e avaliação nutricional. Já a tarde será ministrada a palestra: “Inovação em atendimento e organização para vender mais”, pela equipe do Sebrae na Câmara de Vereadores a partir das 14h.

Segundo o secretário de agricultura e tecnologia, além da feira noturna na quarta-feira à noite, os feirantes terão atendimento odontológico com oportunidade de fazer os procedimentos de extração, limpeza e restauração, também consultas com clínico geral além de fazer aferição da pressão arterial e glicemia, com equipes da Secretaria de Saúde na próxima quinta (29), e sexta (30), além da implantação do projeto piloto Feira Zé Buriti, no bairro Morada Nobre a partir das 18h.

“Mais uma vez, comemoramos o Dia do Feirante com uma semana repleta de atividades e ações sociais que com certeza acrescentará na vida de todos que aqui trabalham. Essa valorização ao trabalho ofertado nesse espaço conta também com a parceria de outras secretarias e instituições de ensino proporcionando alegria, diversão e conhecimento. Iremos encerrar nossas comemorações implantando o projeto piloto com a primeira feira noturna, a ideia é valorizar o pequeno produtor em vários bairros de Barreiras”, frisou José Marques.