Prefeitura de Barreiras realiza maior concessão de cadeiras de rodas em evento histórico no CER II

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde e a equipe do Centro Especializado em Reabilitação Aníbal Barbosa Filho (CER II), realizou nesta quinta-feira (4) a maior concessão de cadeiras de rodas da história do município. Mais de 100 pacientes foram contemplados com cadeiras de rodas monoblocos, motorizadas, padrão e de banho.

A cerimônia de entrega, que aconteceu no CER II, contou com a presença do prefeito Zito Barbosa e da primeira-dama Marisete Bastos. Durante seu discurso, o prefeito destacou os investimentos significativos realizados na saúde de Barreiras, incluindo a construção do CER II. “Esta unidade de saúde é uma das maiores estruturas de saúde do Oeste, e sua construção só foi possível porque colocamos recursos próprios para finalizar a obra. Estamos também construindo com recursos próprios o maior hospital municipal do interior da Bahia. Já entregamos 17 novas unidades de saúde. Tudo isso para garantir aos nossos pacientes momentos de dignidade, autonomia e autoestima como este”, afirmou Zito Barbosa.

Para melhor organização do evento, 50 pacientes foram convocados para o primeiro horário da cerimônia, com os demais pacientes sendo atendidos gradativamente ao longo do dia. Entre os beneficiados estava João dos Reis da Silva, de Serra do Ramalho, que recebeu uma cadeira de rodas motorizada. Emocionado, ele compartilhou sua gratidão: “Estou muito feliz, agora poderei sair da cama, ir até a praça, à casa do meu irmão. Só tenho a agradecer por este momento e, principalmente, ao prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, por ter materializado este sonho”.

Os pacientes contemplados são oriundos não só de Barreiras, mas também de outros municípios da região oeste, incluindo Buritirama, Serra do Ramalho, Oliveira dos Brejinhos, Santa Rita de Cássia, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória, Riachão das Neves, Angical, Cristópolis, Paratinga e São Félix do Coribe.

Fernanda Delgado, coordenadora do CER II, ressaltou a importância do centro para a região. “Antes da inauguração do centro, os pacientes precisavam se deslocar para Salvador para conseguir uma cadeira de rodas. Era preciso rodar mil quilômetros, no caso de pacientes que moram em outros municípios, para conseguir uma cadeira, órtese ou prótese. E hoje, esse privilégio está aqui, em Barreiras”, destacou.

O secretário de Saúde, Melchisedec Neves, reforçou o avanço da saúde no município após a construção do CER II e a melhoria na qualidade de vida dos pacientes atendidos em Barreiras e nos 26 municípios pactuados. “Só quem tem a necessidade sabe o que um equipamento como este representa na melhoria da qualidade de vida. A saúde em Barreiras segue firme no propósito de bem atender, de oferecer estruturas e profissionais que garantam aos pacientes dignidade e acesso aos programas”, afirmou.

O evento contou também com a presença dos secretários municipais João Sá Teles (Infraestrutura) e Demósthenes Júnior (Meio Ambiente e Sustentabilidade), da subsecretária de Saúde Juanna Jamile, do presidente da Câmara Municipal Alcione Rodrigues e dos vereadores Otoniel Teixeira, Tetéia Chaves, Valdimiro José, Eurico Queiroz e Hipólito Passos, equipes do CER II, além do secretário municipal de Saúde de Oliveira dos Brejinhos, Ronaldo Belo Gomes.

Dircom/PMB – 04.07.2024