Prefeitura de Barreiras realiza Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Nesta quarta-feira (26), a Secretaria de Saúde de Barreiras junto com o Conselho Municipal de Saúde e o Conselho Estadual de Saúde realizaram a 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, na modalidade reunião ampliada. O encontro aconteceu no Auditório João do Biriba da Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo, e reuniu entidades que compõem o Conselho Municipal de Saúde e debateram o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”.

Também participaram desta 1ª Conferência, o secretário municipal de Saúde, Melchisedec Neves; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gilvan Ferreira; também o coordenador do Núcleo Regional de Saúde do Oeste (NRS), Everaldo Galvão; subsecretária municipal de Saúde, Juana Jamille; subsecretária de Assistência Social e Trabalho, Maritânia Gonçalves; discentes da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias, dentre outros coordenadores e diretores da Secretaria Municipal de Saúde.

Após leitura do Regramento da Conferência, realizada pela secretária da Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde, Larissa Barbosa, os convidados e participantes da Conferência Municipal de Saúde participaram da palestra com o professor da Ufob, Bruno Klécius, que na oportunidade falou de maneira didática sobre o tema central.

Conforme o secretário municipal de Barreiras, essa é uma grande oportunidade para debater e elencar pontos positivos que irão compor a 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, a ser realizada em Salvador no período de 6 a 8 de agosto. “Momento oportuno com todas essas entidades que de fato, fazem o SUS acontecer em nosso município. Agradeço a todos que vieram para esse debate democrático, na discussão de propostas que demonstram nossa realidade e que serão acrescidas posteriormente, na Conferência Estadual e Nacional”, disse Melchisedec Neves.

Depois do debate sobre as diversas propostas e eleitas como prioridades pelos delegados, foram elencadas três principais propostas que farão parte de cada eixo, tendo como tema no Eixo I – Democratização, Promoção da equidade e Gestão participativa no trabalho e gestão de saúde; Eixo II – Promoção de condições de trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS; e Eixo III – Fortalecimento da educação em/e para saúde na produção do cuidado das pessoas que atuam no SUS.

“Essa foi uma Conferência Municipal no formato de reunião ampliada, cujo principal objetivo foi debater as propostas e, ao final, elencar nove propostas, três em cada eixo, para compor a Conferência Estadual. Agradeço a presença de todos os coordenadores, trabalhadores e demais participantes da sociedade que vieram participar desse momento importante com a gente”, relatou o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gilvan Ferreira, após declarar aberta a Conferência Municipal de Saúde de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Barreiras.

Dircom/PMB – 27.6.2024