Prefeitura de Barreiras realiza capacitação com gestores e técnicos da Assistência Social

Para dar continuidade a qualidade dos serviços ofertados pela Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, os gestores, técnicos e novos profissionais dos equipamentos públicos se reuniram em três dias de capacitação, quinta-feira (24), sexta-feira (25) e sábado (26), no auditório da AIBA. No primeiro dia, as atividades realizadas em parceria com a Prefeitura de Salvador, foram voltadas aos gestores do Sistema Único de Assistência Social (Suas), no município.

“O fortalecimento da nossa rede de proteção social é um trabalho contínuo. A amplitude dos serviços e do público atendido, da criança ao idoso, nos demanda a realização de capacitações e a busca pela renovação das estratégias. Esse é um compromisso da administração municipal que temos mantido e as parcerias firmadas nos ajudam a seguir com cursos para os nossos técnicos e também aos jovens que desejam a profissionalização”, destacou a secretária de assistência social, Karlúcia Macêdo.

As orientações foram conduzidas pela assistente social, Neila Soledade, com foco em orientações técnicas sobre a rotina administrativa, preparação de relatórios e fortalecimento das políticas assistenciais. Os encontros reuniram membros dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS I, II, III e IV), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro Pop.

Segundo Marília Machado, coordenadora do CRAS IV – Vila Brasil, a educação continuada dos técnicos facilita a atuação permanente na gestão do Suas e a integração com órgão públicos e demais secretarias municipais. “Quanto mais capacitado o técnico melhor o serviço que ele executa, as orientações de hoje nos ajudam também na condução da diversidade de demandas que muitas vezes vão além do atendimento específico nos CRAS, CREAS e Centro Pop”, pontuou Marília.