Prefeitura de Barreiras proporciona apoio e assistência para famílias vítimas das fortes chuvas no bairro Santo Antônio

Os estragos causados pelas fortes chuvas que caíram em Barreiras no final de semana foram sentidos em diversos pontos da cidade. No bairro Santo Antônio, várias famílias ficaram desalojadas com a inundação das casas, quando o canal que faz o escoamento das águas pluviais transbordou. O prefeito Zito Barbosa esteve no local no domingo (22) ouvindo os moradores e oferecendo apoio e assistência às famílias. Nesta segunda (23), equipes das secretarias de Infraestrutura, Assistência Social e Defesa Civil, começaram um intenso trabalho de desobstrução e limpeza das ruas, bem como cadastramento das famílias afetadas para fins de assistência.

“Montamos uma força tarefa para retirar os entulhos jogados no canal e infelizmente nos deparamos com uma situação pior do que imaginávamos. A quantidade de lixo é grande, itens como colchões, armários, sofás foram descartados pela população dentro do canal que ficou obstruído e transbordou”, destaca o secretário de Infraestrutura, Obra, Serviços Públicos e Transporte, João Sá Teles. Ele esteve no bairro em companhia do vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso; da subsecretária de Infraestrutura, Luzeni Santos; da secretária de Assistência Social e Trabalho, Dicíola Baqueiro; e do coordenador da Defesa Civil, Thiago Kléber.

“Desde o domingo iniciamos o levantamento das famílias atingidas para oferecer o apoio necessário. Hoje servimos um café da manhã e estamos mobilizando esforços para garantir que as pessoas atingidas consigam superar este momento difícil. Vamos garantir apoio com aluguel social, quando necessário e também, assistência alimentar e emocional”, esclarece a secretária Dicíola Baqueiro. Ela destaca ainda que a Defesa Civil está avaliando a situação das casas mais comprometidas e que precisarão ser desocupadas para reforma.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), nas últimas 48 horas choveu o equivalente a 75 mililitros em Barreiras. Para o prefeito Zito Barbosa que acompanha a situação das áreas atingidas, o momento é de buscar soluções para que o problema não se agrave. “Estamos analisando cada caso de forma particular, junto com nossas equipes técnicas, buscando alternativas que possam sanar estes problemas estruturais. Claro que agora, o momento é de apoiar as famílias, pois muitas perderam móveis e alimentos, vamos apoiar essas pessoas, amparando e minimizando o seu sofrimento”, disse.

Dircom/PMB  – 23.1.2023

  • Compartilhe: