Prefeitura de Barreiras promoverá curso de Marinheiro Fluvial Auxiliar

Na primeira semana de outubro, a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer estará realizando as inscrições para o curso profissionalizante de Marinheiro Fluvial Auxiliar, que será realizado através da Marinha do Brasil. A capacitação formará 30 aquaviários capacitados para condução de embarcações de até 10 arqueação bruta, empregadas na navegação interior, nos lagos, rios e apoio portuário fluvial.

As inscrições são totalmente gratuitas, e acontecerão de 07 a 11 de outubro, no Palácio das Artes. Os interessados de ambos os sexos deverão apresentar os seguintes documentos em cópia e original: RG, CPF, atestado médico conforme modelo próprio da NORMAM nº30, título de eleitor, 02 fotos 5×7 e certificado de alistamento militar (sexo masculino). As aulas acontecerão na Escola Municipal de Informática nos dias 14 a 18 e 21 a 25 de outubro, das 7h às 13h.

Com carga horária de 60h, a metodologia de ensino contempla aulas teóricas e práticas, englobando informações de Marinharia; Poluição e Meio Ambiente; Navegação; Motores; Combate a Incêndio; Sobrevivência do Náufrago e Primeiros Socorros. Os instrutores serão os militares SO-CI André Luiz de Souza, SO- MR Claudio da Conceição, o 2º SG Alessandro Harrison Ferreira da Silva e o 2º SG Roberto Gonzaga Magalhães.

As embarcações também deverão passar pelo processo de regularização de registro, com as inscrições para dois tipos, sendo: embarcações miúdas construídas artesanalmente com até 8m, feita de madeira, ferro ou alumínio que não tenha motorização fixa, ou que o motor não ultrapasse 50HP (isentas da taxa), mas deverão apresentar documentação exigida. E as embarcações fabricadas, de arqueação bruta igual ou menor a 100 AB deverão preencher requerimento e anexar documentos exigidos, além da taxa de GRU e memorial descritivo da embarcação com assinatura de responsável técnico.

A secretária de educação, Cátia Alencar orienta que o curso está aberto à população, e que o ensino profissional marítimo através da Marinha do Brasil vai oportunizar a qualificação de barqueiros e a regularização das embarcações locais.

“O objetivo do curso é capacitar os participantes a atuarem de forma segura e profissional tanto no evento cultural que é a procissão fluvial da Festa de Iemanjá e Oxum, ou até mesmo para exercer atividades de turismo náutico, extração de areia, transporte de carga e passageiros em embarcações até 10 arqueação bruta. Os barqueiros também terão oportunidade de regularizar as embarcações e receberem instruções diretamente dos militares da Marinha do Brasil, que estarão acompanhando todo o curso”, disse a secretária.

Na conclusão da capacitação haverá a formatura dos Marinheiros Fluviais Auxiliar e os formandos receberão o Certificado de Conclusão e a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), documento requerido para atuar profissionalmente como aquaviário.