Prefeitura de Barreiras promove encontro de paciente reabilitado do CAPS AD II com família de Fortaleza

O primeiro Centro de Atenção Psicossocial para atendimento de álcool e outras drogas – CAPS AD II do Oeste da Bahia, foi implantado pela Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em outubro de 2018. Com efeitos positivos e seguindo os pilares que regem a reinserção social dos usuários, fortalecimento familiar e comunitários através das diversas atividades terapêuticas, o CAPS AD II através do Projeto Saúde Humanizada promoveu na manhã de quarta-feira (25), o reencontro familiar do paciente reabilitado, Bianor Magalhães.

Rafaela Magalhães, filha de Bianor, viajou mais 1.800 Km para reencontrar seu pai em Barreiras. Muito emocionada ela agradeceu pelo apoio da Prefeitura e o tratamento de reabilitação. “Há 16 anos meu pai sofria de problemas com álcool e saiu de casa, em Fortaleza/CE, dizendo que viria ao Oeste da Bahia para trabalhar. A partir daquele momento, perdemos o contato e há muitos anos não tínhamos notícias de seu paradeiro, quando recebi informações da equipe do CAPS e da Secretaria de Saúde, sobre as atuais situações dele, fiquei muito feliz, porque receber boas notícias depois de tanto tempo é um alívio”, disse emocionada.

Reabilitado e sorridente, Bianor Magalhães acordou bem cedo e preparou tudo para receber sua filha. “Eu pensei que ela nem viria porque é muito longe, mas foi uma grande emoção reencontrá-la nessa manhã. Durante todo esse tempo fui muito bem tratado aqui no CAPS, mas chegou a hora de voltar para casa sendo um novo homem, com bons comportamentos”, relatou Bianor, que também fez questão de mostrar à filha o espaço e as obras produzidas através da oficina de pintura durante os quatro meses que ficou no CAPS AD II.

O vínculo familiar, de acordo com a coordenadora do CAPS AD II, Denny Samper, é tão importante quanto o tratamento. “O tratamento não é só por meio de medicamentos, sabemos que 90% da reabilitação está associada também ao vínculo familiar e da aceitação do paciente ao tratamento. Hoje foi um dia especial, desde quando Bianor nos contou de sua filha, nos preparamos para que a reabilitação fosse 100% e o tão sonhado reencontro acontecesse. Toda assistência foi ofertada à família de Bianor, hoje mesmo eles embarcam para sua cidade natal e vamos acompanhar daqui sua evolução”, pontuou Denny.

A unidade do CAPS AD II funciona no bairro Vila Rica e oferece atendimento e acompanhamento através de uma equipe multidisciplinar que reúne psicólogos, assistente social, técnico de enfermagem, educador físico, médico clínico, terapeuta ocupacional, professor de artes plásticas, professor de música, dentre outros profissionais.