Prefeitura de Barreiras promove a Primeira Caravana da Cidadania

A iniciativa levou atendimento e diversos serviços públicos aos moradores do Loteamento Rio Grande, Santa Luzia e bairros adjacentes.

Com objetivo de aproximar a administração municipal do cidadão e ofertar serviços públicos nas mais diversas áreas da gestão, bem como promover a interação entre a população e os mais diferentes setores e órgãos de atendimento, a Prefeitura de Barreiras promoveu nesse domingo, 22, a Primeira Caravana da Cidadania, realizada no Colégio Municipal de Aplicação Octávio Mangabeira Filho. Organizada pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho contou com a participação de departamentos públicos e Secretarias.

Recepcionados pela Banda 26 de Maio e professores de música da Escola Municipal de Música Antoninho Sampaio, os moradores do Loteamento Rio Grande, Antônio Carlos Magalhães, Alphaville, Bandeirantes, Flamengo, Novo Horizonte, Vila Nova, Buritis, Correios, Santa Luzia, São Miguel, Jardim Vitória, Sombra da Tarde, Mimoso e demais bairros na abrangência do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS I, tiveram a oportunidade de conhecer e usufruir dos serviços e dos programas da Assistência Social, da Procuradoria Geral do Município, do Procon, da Agricultura, Infraestrutura, Meio Ambiente, bem como da Saúde, Segurança, Trânsito e Educação.

As salas do colégio foram devidamente ambientadas no intuito de chamar atenção dos moradores e dar comodidade a quem aproveitou o domingo para se consultar com os clínicos, médico pediatra, cardiologista, ortopedista, nutricionistas, bem como realizar testes rápidos de sífilis, H.I.V, Hepatite, ultrassonografia. Já na área externa do colégio, foram instaladas as unidades móveis do atendimento odontológico e bolsa família.

O prefeito Zito Barbosa esteve durante todo o dia nas dependências da unidade escolar, conversando atentamente com os moradores e a equipe de governo sobre os serviços ofertados e a estrutura da Caravana que irá percorrer os quatro cantos do município.

“Estou muito feliz e agradecido a Deus por este momento. Este é o objetivo da Caravana da Cidadania, levar serviços públicos à população de forma direta e célere, mas principalmente aproximar a gestão das pessoas. E estivemos aqui o dia todo, eu e a vice-prefeita que também é secretária, os demais secretários, os vereadores e toda a equipe de governo, ouvindo e interagindo com a população. Por isso agradeço a cada morador que compareceu para buscar serviços, se informar e conhecer mais sobre o que a Prefeitura pode fazer pelo cidadão. De modo especial, agradeço também a equipe de governo e todos os servidores que em pleno domingo concretizaram esta iniciativa, que ajuda a cuidar das pessoas”, disse o prefeito Zito Barbosa.

Com o tema “Somos o Trânsito”, a equipe da Cootrans juntamente com a Junta Administrativa de Recursos de Informações – JARI, montaram um cenário lúdico de uma avenida com faixa de pedestre, sinais de trânsito, apresentaram vídeos educativos, informações do cartão do idoso e deficiente, e ainda expuseram uma maquete da Avenida Castelo Branco, que cruza o bairro Santa Luzia.
Moradora do bairro Santa Luzia, dona Rosângela de Oliveira passou pelo atendimento ao ortopedista e aproveitou para acompanhar o pequeno Igor Rocha nas atividades desenvolvidas pela SEMATUR. A Sala Verde proporcionou aos presentes um filme educativo, pintura e debate sobre a temática educação ambiental. “Muito interessante e bem organizado. Esse momento de hoje me ajudou bastante, além de ser atendida pelo profissional de saúde que estava querendo, eu aproveitei e conheci um pouco de tudo”, disse.

Assim como dona Rosângela, centenas de moradores tiveram acesso aos serviços ofertados nesse domingo. Seu João aproveitou a oportunidade e levou uma muda de árvore nativa para casa, e ficou de olho na explicação da equipe de meio ambiente e agricultura. Aprendeu sobre compostagem e os benefícios da planta Crotalária contra o mosquito Aedes Aegipty. A Crotalária é uma planta leguminosa que vem sendo conhecida por sua capacidade de atrair libélula, um inseto predador do mosquito, que se alimenta tanto das larvas quanto dos mosquitos adultos. O expectadores além de obterem informações, levaram para casa mudas e sementes da planta.

A equipe da Procuradoria Geral do Município e do Procon também marcaram presença, trazendo informações sobre regularização de imóveis e defesa do consumidor. Na oportunidade o prefeito Zito Barbosa entregou as primeiras escrituras de imóveis dentro do Programa Cidade Legal, que beneficiará nos próximos meses, mais de 100 famílias em Barreiras. “Agora posso chamar definitivamente de minha residência, estou mais seguro e feliz”, disse Silvio Alves, que recebeu a escritura do seu imóvel durante o evento.