Prefeitura de Barreiras intensifica o trabalho de recuperação de nascentes

Com o objetivo de aumentar a produção de água no município e diminuir os impactos nas épocas de seca prolongada, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, vem intensificando os esforços para que o aumento do número de nascentes recuperadas. Na última quarta-feira (13) os trabalhos se concentraram no povoado de Chico Preto, na Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia Hidrográfica do Rio de Janeiro.

O local da nascente estava com pouca cobertura vegetal e também, poucas árvores, este cenário acabou favorecendo à erosão, levando as partículas de solo para dentro da nascente, provocando danos ao meio ambiente, como perda de massa do solo e assoreamento da nascente. As equipes da Secretaria realizaram o reflorestamento com plantio de mudas de espécie nativas do Cerrado como Buriti, Umbaúba, Jacarandá, dentre outras, com a finalidade de evitar o ressecamento dos olhos d’água.

Segundo Henrique Aragão, engenheiro agrônomo da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, alguns fatores são decisivos para contribuir para o desaparecimento de uma nascente como a diminuição da capacidade do solo de infiltrar a água da chuva por meio de sua superfície, pisoteio do gado, compactação do solo e processos erosivos em áreas com declives, e manejo inadequado na agricultura. “A presença de vegetação nas margens de rios e nascentes funciona como uma barreira complementar à água que vem da área de cultivo. As árvores favorecem a infiltração e auxiliam na filtragem da água que chega ao rio pelo escoamento superficial”, explica o agrônomo.

Para o secretário de Meio Ambiente e Turismo Demósthenes Júnior, a ação de recuperação faz parte dos projetos previstos no Projeto Barreiras Cidade Verde e Sustentável, que tem como objetivo desenvolver ações de preservação, conservação recuperação ambiental. “São com essas iniciativas propostas pelo Projeto Barreiras Cidade Verde e Sustentável, que estamos melhorando a salubridade ambiental do município de Barreiras, trazendo melhoria na qualidade de vida, bem estar e o conforto da população do município”, ressalta o secretário.

Os trabalhos desde o mapeamento, diagnóstico e execução das técnicas de recuperação das nascente estão sendo realizados com a parceria dos produtores rurais, através da Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa) e Associação Baiana dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o apoio do 4º Batalhão de Engenharia e Construção- 4º BEC e Prev Fogo do IBAMA.