Prefeitura de Barreiras firma parceria com Codevasf e Instituto Aiba para recuperação hidroambiental da microbacia do Rio de Ondas

Depois de celebrar em fevereiro passado, o acordo de cooperação técnica com a Codevasf e o Instituto Aiba (Iaiba) para realização de ações de recuperação e conservação de nascentes e outros corpos hídricos no município, a Prefeitura de Barreiras e os parceiros farão os trabalhos na microbacia do Rio de Ondas. O acordo prevê a realização de estudos, elaboração de projetos e a execução de trabalhos de revitalização hidroambiental.

Para tanto, a Codevasf investirá o valor R$ 704 mil nos serviços de cercamento de áreas de preservação permanente, adequação de estradas rurais, implantação de bacias de captação de águas de chuva (barraginhas), construção de terraços, instalação de placas de identificação de nascentes com mensagens educativas e realização de atividades de educação ambiental.

De acordo com Edson Rodrigues Marques Júnior, gerente regional de revitalização da Codevasf, para que os trabalhos de conservação e recuperação hidroambiental surtam os efeitos desejados, é importante desenvolver o trabalho em cada microbacia, do início ao final. Ele destaca a importância das parcerias no êxito da proposta. “A parceria com a Prefeitura de Barreiras e o Iaiba é fundamental para obtenção de diagnósticos precisos, sensibilização das comunidades, realização de obras e serviços necessários à recuperação e conservação de solo e água”, destaca.

Os trabalhos de construção de bacias de captação das águas da chuva, terraceamento e adequação de estradas vicinais retêm as enxurradas, aumentam a infiltração da água no solo e minimizam os efeitos provocados pela elevação hídrica, evitando a erosão e o assoreamento de rios, veredas e nascentes. Já as ações de cercamento de áreas, protegem as nascentes e cursos d’água, aumentando o processo de recarga do aquífero contribuindo para a preservação e conservação do Rio de Ondas.

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Barreiras, Demósthenes Júnior, que também preside o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, as obras e serviços que serão executados têm o objetivo de aumentar a quantidade e a qualidade da água disponível na bacia hidrográfica do Rio Grande. “Esse projeto visa a recuperação hidroambiental para o aumento da qualidade e quantidade da água na microbacia do Rio de Ondas, mais precisamente na região do Vau da Boa Esperança, isso contribuirá de forma significativa para o aumento da vazão do Rio Grande, promovendo o desenvolvimento regional e melhorando as condições socioambientais”, explica.