Prefeitura de Barreiras entrega casas construídas para famílias no bairro Santa Luzia

Nesta sexta-feira, 1º de março, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, entregou quatro casas construídas em parceria com a Caixa Econômica Federal para moradores do bairro Santa Luzia. O convênio que data de 2009, ficou vários anos inativo e foi resgatado pela atual gestão municipal, que em 2023, autorizou a construção de uma praça com dois galpões metálicos e melhorias habitacionais em 44 imóveis para famílias em situação de vulnerabilidade social, que também receberão cursos de capacitação e oficinas.

Dos 44 imóveis previstos no convênio, 29 passarão por reformas, sendo que 14 já foram concluídos e 4 estão em andamento; 3 são reformas e construções de módulos sanitários e 12 são novas construções, destas, 5 estão em andamento e 4 delas já foram concluídas e entregues nesta sexta-feira. As famílias beneficiadas com as entregas de hoje são das moradoras Maria do Socorro de Oliveira, Rosilene Barbosa de Souza, Abigail da Silva Santos e Neuza Helena Bastos.

“Estas obras de melhorias habitacionais e casas novas buscam, acima de tudo, garantir dignidade a essas famílias. É muito gratificante ver uma família instalada em boas condições e ter suas necessidades básicas asseguradas. Esse é o nosso compromisso, seguir cuidando da cidade e cuidando das pessoas”, disse o prefeito Zito Barbosa.

Dona Maria do Socorro, com a netinha no colo, não escondeu a alegria ao receber a chave da nova casa. “Graças a Deus agora podemos morar com segurança no nosso cantinho, nossa gratidão a Prefeitura e a toda equipe da Secretaria de Assistência Social é muito grande, estava ansiosa por este momento, mas tudo acontece na hora de Deus. Muito obrigado pela sensibilidade de vocês!”, disse agradecida.

Para garantir a transparência e o destino correto dos recursos empregados, as famílias que estão sendo beneficiadas com as melhorias habitacionais foram visitadas pelas equipes da Secretaria de Assistência Social que avaliaram as reais necessidades, caso a caso.

“Nós estamos nos antecipando e entregando as novas casas para as famílias assim que estas ficam prontas, é uma forma de agilizar a proteção e segurança habitacional para essas pessoas. As famílias que estão recebendo moradias ou reformas se encaixam nos perfis previstos e, portanto, estão aptas a serem contempladas com o benefício. Elas contam ainda com todos os programas sociais que a Prefeitura oferece para que possam viver com segurança e mais dignidade”, esclarece a secretária de Assistência Social e Trabalho, Gabriela Nogueira.

Dircom/PMB – 1º.3.2024