Prefeitura de Barreiras e Polícia Militar da Bahia assinam convênio para gestão compartilhada do Colégio Municipal Eurides Sant´Anna

Com mais de 1000 alunos, o Colégio Municipal Eurides Sant´Anna, em Barreiras, passa a adotar a disciplina dos colégios militares da Bahia. O convênio com a instituição foi assinado na unidade escolar nesta quarta-feira (29), pelo prefeito Zito Barbosa, comandante-geral da PM-BA, Coronel Anselmo Brandão, o comandante da CPRO coronel Osival Cardoso, vice-prefeita Karlúcia Macêdo, secretária de educação Cátia Alencar e a diretora escolar Angela Dillenburg.

Com a assinatura do termo de cooperação do sistema disciplinar, Barreiras passa a ser o 56º município do estado a adotar a gestão compartilhada para educação no ensino regular fundamental II. Na avaliação do comandante Brandão, o modelo oferece aos alunos capacidade para evoluir tanto no nível educacional quanto disciplinar. “Aqui seremos colaboradores, e essa nova gestão vai aliar a pedagogia à disciplina, o que ajudará a formar futuros cidadãos”, observa.

A secretária de educação, cultura, esporte e lazer, Cátia Alencar agradeceu a parceria elogiando o modelo que será adotado no colégio, explicando ainda que todos os alunos matriculados continuam com vaga garantida e que as mudanças serão disciplinares, melhorando assim, os atos cívicos, uniformização e comportamento dentro e fora da escola. “Na gestão compartilhada que estamos implantando no Eurides Sant’Anna, manteremos o projeto pedagógico comum a toda rede pública de ensino, e os militares cuidarão das questões administrativas e da disciplina”, explica.

Segundo Cátia, existem grandes vantagens nesse modelo educacional. Um deles é o tempo dedicado pela direção com projetos voltados à coordenação pedagógica. “Hoje, a diretora dedica 90% do seu tempo resolvendo problemas administrativos e assuntos ligados à violência e drogas. Agora, poderá se concentrar no desenvolvimento do processo de aprendizagem dos alunos”, garante.

O prefeito Zito Barbosa disse que foi motivado a fazer o convênio preocupado em melhorar a educação e segurança na unidade escolar, mas, também, após observar que o modelo tem dado certo na Bahia.

“Esse é um marco para a educação em nosso município. Quero agradecer o empenho da Secretaria de Educação, a pronta parceria da Polícia Militar da Bahia e a sensibilidade do comandante Anselmo Brandão em entender a importância desse passo para a educação dos nossos jovens, a violência já ultrapassou os muros das escolas e não podemos perder os nossos estudantes para as drogas. Nossa meta é estender esse modelo para mais escolas municipais”, salientou o prefeito.

Participaram do ato de assinatura o presidente da Câmara de Vereadores, Eurico Queiroz, o secretário de segurança cidadã e trânsito Júnior Sampaio, a chefe de gabinete Marileide Carvalho, o diretor do Colégio Militar de Barreiras Ten. Cel. Jorge Seixas, o comandante do 10º BEIC Ten. Cel Paulo Henrique Brandão, o comandante da 83ª CIPM Maj. Fábio Santana, o comandante da 84ª CIPM Cap. Cristiano Gama, o comandante da Rondesp Maj. Carlos Simões e comandante da CIPE Cerrado Maj. Anselmo e os professores da unidade.

Mais viaturas para Barreiras

Após a assinatura, o prefeito Zito Barbosa acompanhado pela vice-prefeita Karlúcia Macêdo e convidados também participaram na sede do Comando de Policiamento da Região Oeste- CPRO da entrega das viaturas militares, que irão compor a frota de Barreiras.

O comandante geral da Polícia Militar, Cel. Anselmo Brandão oficializou a entrega de 04 viaturas modelo Ford KA e 03 motos para a patrulha motorizada da PM. Os veículos vão atender e reforçar a atuação da PM na Base Comunitária de Segurança do bairro Santa Luzia, na Ronda Maria da Penha, na Seção de Valorização Profissional da CPRO e na Ronda Escolar Noturna. “Tudo isso é fruto do trabalho desenvolvido aqui no Oeste e do TAC com o Ministério do Trabalho, que possibilita hoje a entrega dessas viaturas para Barreiras. Estou muito feliz, o Comando de Policiamento Regional do Oeste está prestando serviços de relevância, e temos diminuído significativamente os números de violência no Oeste”, concluiu o Coronel.