Prefeitura de Barreiras e CPRO discutem Planejamento Estratégico para ações de prevenção e combate à criminalidade no CAB

Um encontro realizado na manhã de quarta-feira, 10, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras, reuniu a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito, a Polícia Militar, Polícia Civil, integrantes da Loja Maçônica Fraternidade Barreirense, comerciantes, feirantes, representantes do Centro Pop, CAPS AD, e Guarda Civil Municipal. Com o objetivo de discutirem um Planejamento Estratégico para dá continuidade às ações em favor da segurança no Centro de Abastecimento de Barreiras – CAB, com ações efetivas na prevenção e combate ao tráfico e pequenos delitos.

Comerciantes do entorno do CAB e feirantes têm se queixado da presença de usuário de drogas e andarilhos no local, condutas que prejudicam a atividade comercial no CAB e entorno. Além da insegurança especialmente no período noturno. Neste aspecto, serão necessárias medidas no sentido de ampliar a presença do policiamento ostensivo e o apoio do trabalho desenvolvido pelo Centro Pop e CAPS AD, que respectivamente atendem e acompanham moradores em situação de rua e dependentes químicos.

De acordo com o coordenador do Centro POP, Antônio Carlos, é preciso distinguir as pessoas que desenvolvem atividades na rua das que por uma condição momentânea ou permanente integram a população de rua, que em Barreiras representam em média 20% das pessoas que estão desenvolvendo essas atividades. “A Secretaria de Assistência Social e Trabalho por meio do Centro POP, acompanha atualmente 45 pessoas em situação de rua, 11 de Barreiras e 34 de outros municípios, proporcionando amparo, assistência e fazendo os encaminhamentos necessários para que seus direitos básicos sejam assegurados, como cadastro no CADÚNICO e encaminhamento ao BPC quando é o caso” disse.

Como medida efetiva na ampliação do policiamento ostensivo, na sexta-feira, 12, o secretário de segurança cidadã e trânsito, Júnior Sampaio, juntamente com o Mj PM Fábio Santana, comandante da 83ª CIPM, estiveram no CAB para verificar possíveis locais para a instalação de posto fixo da Polícia Militar, que irá contribuir para intensificar o policiamento no local.

Segundo o secretário, Júnior Sampaio, já ficou definida a intensificação da presença da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal na área. “Atuaremos com o apoio da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Polícia Civil com um policiamento mais ostensivo na Feira Livre, para que os trabalhadores da Feira e a população que frequenta o CAB, possam dispor de um ambiente mais tranquilo e seguro”.

Presente ao encontro o subcomandante do Comando de Policiamento Regional Oeste (CPRO), Ten Cel PM Camilo Uzêda, destacou que a Polícia Militar irá ampliar a presença do policiamento, bem como intensificar as operações na área da Feira Livre, que passarão a ser constantes. Além de disponibilizar efetivo para o posto policial uma vez instalado.