Prefeitura de Barreiras, Consórcio de Loteamentos e Embasa lançam o maior projeto de saneamento básico da Bahia

Empresários se uniram em consórcio para implantar o saneamento básico de dez loteamentos

Em evento realizado no fim da tarde dessa terça-feira, 24, no Loteamento Cidade Nova, o prefeito Zito Barbosa, na companhia do representante do Consórcio Esgoto Barreiras, Avelino Cortellini, do promotor titular da 8ª Promotoria de Justiça, Artur Rios, do presidente da Câmara de Vereadores, Eurico Queiroz, do coordenador regional do INEMA, Saul Reis, e do diretor de esgoto da Embasa, Edvaldo Francisco, realizou o lançamento do novo sistema de esgotamento sanitário da cidade, uma obra que irá gerar 95 empregos diretos e mais de 685 empregos indiretos.

Aproximadamente 81 mil pessoas serão beneficiadas com as obras de esgotamento sanitário, que abrangerão os loteamentos Cidade Nova I, II, III, IV e V, Eldorado, Flor do Cerrado, Firenze, Ravena, Jardim Nova América I e II, Jardim Madri, Jardim Europa, Porto Rico e Residencial Solar Barreiras.

“A Prefeitura de Barreiras vem fazendo a sua parte e assim vivemos um novo momento, de desenvolvimento e crescimento. Na área de infraestrutura, estamos executando o maior projeto de pavimentação asfáltica do Nordeste, realizando duas grandes obras de macro e microdrenagem no Loteamento São Paulo, Morada da Lua e Santa Luzia. Com isso valorizamos ainda mais os novos empreendimentos imobiliários. E para fortalecer o desenvolvimento desta parte da cidade, em breve daremos a ordem de serviço para a pavimentação de mais uma avenida que ligará Vila Brasil, Santa Luzia, Sombra da Tarde, Jardim Vitória e esses novos loteamentos ao Centro”, disse o prefeito de Barreiras.

O novo sistema atenderá cerca de 14 mil lotes e possuirá extensão superior a 10 km, integrando os loteamentos que se localizam às margens da BR 242, na saída para Salvador, e proximidades do anel viário. Para isso, as intervenções que já estavam previstas em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público, contam com o apoio do DNIT, AELO, EMBASA, INEMA e Prefeitura de Barreiras.

“É uma felicidade, ver que um procedimento da Promotoria se materializar, e neste momento é um reflexo do esforço irretocável de todos os órgãos públicos, que sempre estiveram presentes e das secretarias municipais. Esse momento é também um festejo ao compromisso do empresariado em arcar com a responsabilidade que lhe era devida, e assim foi feito”, destacou o promotor titular da 8ª Promotoria de Justiça, Artur Rios.

Segundo Avelino Cortellini, representante do Consórcio Esgoto Barreiras, o canteiro de obras está em fase de implantação e a obra começará imediatamente. “As obras serão realizadas com recursos próprios dos loteadores e é a maior obra de saneamento em andamento do Oeste e da Bahia. A extensão será distribuída em três trechos, o maior com 6.122 metros, que hoje iniciamos com a assinatura do contrato, instalação do canteiro e ordem de compra. O restante será feito em sequência, assim que todas as licenças forem obtidas”, informou.

Participaram também do evento, o vereador Otoniel Teixeira, a chefe de gabinete, Marileide Carvalho, os secretários municipais Demósthenes Júnior (Meio Ambiente), João Sá Teles (Infraestrutura), Cátia Alencar (Educação), Júnior Sampaio (Segurança Cidadã), Anderson Vian (Saúde) e Gislaine Barbosa (Administração).