Prefeitura de Barreiras celebra dia dos profissionais de enfermagem

Em todo o Brasil, de 12 a 20 de maio, é celebrada a Semana da Enfermagem. O período marca a importância dos profissionais da área, essenciais na linha de frente das unidades de saúde e na batalha contra o Coronavírus. No dia 12 de maio é comemorado o Dia do Enfermeiro e nesta quinta-feira, 20, o Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem.  Em Barreiras, várias equipes de saúde comemoraram as datas sem deixar de lado os protocolos de enfrentamento à pandemia.

Durante a manhã, o SAMU 192 realizou programação interna com café da manhã e brindes, com a  participação dos plantonistas do dia, colaboradores, a coordenadora de enfermagem Samara Barbosa, o diretor médico Lancaster Diniz e a coordenadora regional Juana Jamille. Na equipe, são 13 técnicos de enfermagem e 18 enfermeiros atuando.

Ao longo do dia e também na sexta-feira, 21, as celebrações e atos simbólicos seguem em unidades como o Hospital Municipal Eurico Dutra, Centro de Saúde Leonídia Ayres e na rede de atenção primária à saúde. O Hospital da Mulher e a UPA Clarice Borges, receberam a visita do vice-prefeito Emerson Cardoso, do secretário de saúde Melchisedec Neves e da subsecretária de saúde, que também é enfermeira, Jamile Rodrigues.

“Nós que somos a maior categoria da área da saúde, nos sentimos mais valorizados e isso nos impulsiona para realizar um atendimento cada vez mais humanizado, pensando não só na doença do paciente, mas também no seu bem-estar. Os profissionais da enfermagem, que são os enfermeiros, técnicos e auxiliares, são aqueles que tem um olhar de cuidado, de afeto, que olha o lado social e familiar do paciente. Esses profissionais merecem todo o nosso respeito”, destacou a subsecretária.

A técnica de enfermagem, Maria Aparecida Vieira, tem na profissão um grande sonho realizado, após os 50 anos de idade. “O meu trabalho, assim como de todos os meus colegas, é de fundamental importância para a comunidade. Somos uma equipe que está na linha de frente com muita dedicação, damos tudo de nós. Tenho verdadeira paixão pelo que faço”, enfatizou a técnica de enfermagem.