Prefeitura de Barreiras assegura Alimentação Escolar de qualidade no município

Uma alimentação saudável e nutritiva é um dos pilares essenciais na rotina escolar dos estudantes. Visando assegurar essa oferta, de uma alimentação saudável e adequada, a Prefeitura de Barreira, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, vem garantindo uma alimentação balanceada, seguindo os critérios estabelecidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Com o cardápio planejado mensalmente, é oferecido nas escolas frutas, verduras, cereais, além de produtos oriundos da agricultura familiar do município, como hortaliças, peta, beiju e ginetes.

Em Barreiras, quase 24 mil alunos da zona urbana e rural recebem o acompanhamento de nutricionistas, o que garante o atendimento das necessidades nutricionais dos alunos durante o período letivo. Escolas, creches municipais e conveniadas contam com diversas ações alimentares aliados aos objetivos do PNAE, como a quantidade calórica adequada e a variedade dos alimentos.

O estudante Gustavo que participa do Programa Novo Mais Educação na Escola Municipal Octávio Mangabeira Filho, aproveitou para dizer o que mais gosta de comer na escola. “No meu caso, participo durante alguns dias da semana de forma integral na escola, estou bastante satisfeito com alimentação escolar aqui oferecida, há muita variedade entre frutas e as principais refeições como o almoço. O que eu mais gosto é o cuscuz recheado, é muito gostoso”, disse.

De acordo com a diretora da unidade, que atende mais de mil estudantes nos três turnos do ensino fundamental II cumpre o que é estabelecido no cardápio. “Através do cardápio diversificado, a equipe da Secretaria de Educação têm essa preocupação constante com relação aos nutrientes, assim, constatamos um melhor desenvolvimento escolar em nossos alunos”, pontuou a vice-diretora Darilene da Silva.

A hora da alimentação escolar é também o momento de aprendizado no Centro Educacional Infantil Sagrado Coração de Jesus, que atende uma média de 106 crianças, de um a três anos. Todos sentados no refeitório, o almoço que é servido coletivamente é também um momento oportuno para aprender a importância das verduras, legumes, o feijão, arroz e a carne na alimentação. “Aqui fazemos questão de seguir o cardápio direcionado pela equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação, por dia são realizadas cinco refeições que são preparadas por profissionais capacitados. A alimentação escolar é de qualidade, há um balanceamento entre frutas, legumes, hortaliças e cereais. São pratos bem coloridos”, destacou Maria da Conceição, diretora da unidade escolar.

Na última terça-feira (20) a secretária de educação, Cátia Alencar, reuniu gestores escolares para falar da gestão da alimentação escolar e a responsabilidade no preparo, condicionamento e zelo dos alimentos dentro das escolas. O encontro contou ainda com a presença da subsecretária Emília Moreno, da diretora da alimentação escolar Maria de Fátima Nunes, da subdiretora Vanneska Barbarela, da nutricionista e responsável técnica da alimentação escolar do município, Maria Gorete e do presidente do Conselho de Alimentação Escolar, Franciney Sardeiro.

“Essa foi uma oportunidade de falar sobre o gerenciamento do recurso atribuído à alimentação escolar, todo aluno tem direito as refeições enquanto permanecem na escola, a escola deve seguir o cardápio, uma vez que já é constatado que o consumo de alimentos adequados auxilia no desempenho escolar e assegura maior facilidade de assimilação dos conhecimentos transmitidos em aula, além de prevenir doenças”, pontuou a secretária Cátia.