Prefeitura de Barreira adquire novos Refrigeradores Hospitalares para Central de Abastecimento Farmacêutico, UPA Clarice Borges e Hospital Municipal Eurico Dutra

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, adquiriu recentemente oito Refrigeradores Hospitalares para o armazenamento de medicamentos, sendo um refrigerador de 280 litros e quatro de 400 litros, destinados à Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), um de 280 litros para a Farmácia Cidadã II, um de 120 litros para a Unidade de Pronto Atendimento Clarice Borges (UPA 24h) e mais um de 280 litros para o Hospital Municipal Eurico Dutra.

Os refrigeradores, que atendem os requisitos estipulados pelo Ministério da Saúde/Anvisa, possuem um gerador interno funcionando em até 48h sem interrupções da refrigeração interna, caso ocorra alguma queda de energia, permitindo a estabilidade e o controle da temperatura dos medicamentos termolábeis estocados nas Unidades de Saúde.

Conforme a secretária municipal de saúde, a aquisição desses refrigeradores foi através do Fundo Municipal de Saúde de Barreiras com investimento de R$ 98.500,00 (noventa e oito mil e quinhentos reais).

“Esse é mais um importante investimento da Prefeitura de Barreiras para a saúde pública municipal que além de proporcionar qualidade relacionada ao armazenamento de medicamentos, também oferece qualidade na oferta desse serviço à população. Vale ressaltar que a estabilidade de um medicamento é a extensão em que ele mantém as mesmas propriedades e características que possuía no momento de sua fabricação, ou seja, é a propriedade de um produto em preservar as mesmas características físicas, químicas e farmacológicas durante seu período de vida útil, dentro do prazo de validade”, destacou Jamile Rodrigues.

Dircom/PMB – 15.3.2024