Prefeito Zito Barbosa entrega para população a Escola Municipal Ivardo Pereira Bastos no bairro Jardim Vitória

Uma educação cada vez mais inclusiva e participativa integra o rol de objetivos da Secretaria de Educação da Capital do Oeste, e nesta segunda-feira (4), a Prefeitura de Barreiras reforçou esse quesito com a inauguração da Escola Municipal Ivardo Pereira Bastos, localizada no bairro Jardim Vitória. A moderna unidade escolar foi estruturada com oito salas de aula climatizadas, salas disponíveis para o Atendimento Educacional Especializado – AEE, setores administrativo e pedagógico, biblioteca, brinquedoteca, sanitários adaptados, cozinha, refeitório com pátio coberto, parque infantil e uma quadra poliesportiva para atender uma média de 240 estudantes por turno, da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

A diretora Ednólia Araújo, professores, demais integrantes da equipe pedagógica e administrativa, bem como centenas de pais e estudantes, recepcionaram o prefeito Zito Barbosa e o secretário de Educação Jeferson Barbosa, que junto com o presidente da Câmara de Vereadores Alcione Rodrigues, também os vereadores Otoniel Teixeira, Eurico Queiroz, Teteia Chaves, Hipólito dos Passos, Francisco Sobrinho, Dª Graça Melo, Dr. Sileno Cerqueira, Valdomiro José, Yure Ramon e Ivete Ricardi, e ainda o secretário e subsecretária de Infraestrutura, João Sá Teles e Luzeni Santos, respectivamente, inauguraram a nova unidade escolar com a presença da família do professor Ivardo Pereira Bastos, homenageado da noite.

“Hoje me sinto extremamente feliz por representar meu pai junto com meus familiares nesta noite que mais uma vez entra para a história desta cidade. A transformação na educação de Barreiras é visível, e hoje, esse presente chegou para os moradores do Jardim Vitória e demais localidades com essa megaestrutura, realmente, um dia de muita alegria. Certamente, meu pai, que foi um professor atuante em Barreiras, também ficaria feliz com esse reconhecimento”, ressaltou Elisângela Bastos.

Atualmente o município conta com 70 unidades escolares distribuídas na sede e na zona rural. Conforme o secretário municipal de Educação, a Prefeitura segue construindo simultaneamente, cinco novas escolas, sendo nos bairros Novo Horizonte, Vila Dulce e nas localidades de Barrocão de Baixo, Rio de Pedras e Rio Branco na zona rural. A estrutura da Escola Municipal Ivardo Pereira Bastos foi conferida de perto pela dona Elitânia Marçal, que junto com seu filho Pedro Henrique, também agradeceu pela nova escola no bairro.

“Um orgulho receber essa escola totalmente estabilizada, um sonho realizado em ver meu filho estudando em uma escola com essa estrutura segura, acessível, bonita e equipada. Gratidão ao prefeito de Barreiras por esse olhar que sempre teve com as escolas municipais. Estamos muito felizes”, disse.

No evento, o prefeito Zito Barbosa e o secretário de Educação Jeferson Barbosa, receberam homenagens da comunidade escolar. Emocionado, o gestor da Capital do Oeste externou a alegria e a satisfação de está entregando mais um equipamento público para os munícipes.

“Hoje foi uma noite de muita emoção e a materialização de mais um importante passo na transformação que estamos realizando na educação de Barreiras desde 2017, por isso, é motivo de muita alegria e gratidão à Deus por mais esse momento. Homenageamos nesta data um grande professor que foi Ivardo Pereira Bastos na presença de seus familiares. Essa é uma escola digna do respeito e carinho que temos pelo futuro das nossas crianças, por isso, minha gratidão pela dedicação de todos os profissionais de educação que atuarão com empenho nesta unidade escolar. Na nossa primeira gestão requalificamos todas as escolas municipais e inauguramos três importantes escolas nos bairros Morada da Lua, Residencial São Francisco e em Barreirinhas, e ainda, construímos e entregamos seis Centros de Educação Infantil. E a transformação seguiu com a valorização dos profissionais, na alimentação e na aquisição de mais de 60 ônibus para o transporte escolar, e nos próximos meses, Barreiras receberá mais duas novas e modernas escolas na cidade e três na zona rural”, pontuou Zito Barbosa.

Dircom/PMB – 5.3.2024