Prefeito Zito Barbosa e vereadores visitam obras do Parque Sertão Solar, em Barreiras

Está em pleno andamento em Barreiras, as atividades de implantação de um dos maiores parques de produção de energia solar do Brasil, com capacidade para gerar 117 MW de potência. O Sertão Solar está situado nas proximidades do Aeroporto de Barreiras, em uma área de 300 hectares, e emprega diretamente mais de 800 pessoas. No fim da tarde desta terça-feira (01) o prefeito Zito Barbosa visitou o empreendimento, acompanhado de secretários de governo, vereadores e representantes da Atlas Renewable Energy.

“Essa é uma obra muito importante para Barreiras, que movimenta também o nosso comércio e deixa um resultado positivo para o município com ganho de royalties e posteriormente um aumento ICMS quando a venda de energia estiver ativa. Nossa região e principalmente Barreiras são privilegiadas com relevo, topografia, solo e incidência solar ideal, com certeza uma das melhores regiões do Brasil para geração de energia solar. É uma alegria muito grande, receber esse empreendimento na nossa gestão”, enfatizou o prefeito.

A expectativa é que o parque de energia solar possa entrar em operação nos próximos 30 dias. O presidente da Câmara de Vereadores, Eurico Queiroz, acompanhado dos vereadores: Otoniel Teixeira, Alcione Rodrigues, Cezar da Vila, Hipólito dos Passos, os secretários municipais: Anderson Vian (Saúde), Carlos Costa (Indústria, Comércio e Serviços), João Sá Teles (Infraestrutura), Demósthenes Júnior (Meio Ambiente), Júnior Sampaio (Segurança), além da vice-prefeita, Karlúcia Macêdo, da chefe de gabinete, Marileide Carvalho e da primeira-dama, Marisete Bastos, compuseram a comitiva do prefeito que percorreu o perímetro onde mais de 370 mil painéis de captação de energia solar estão instalados.

A visitação foi guiada pelo diretor presidente da Atlas, Luis Pita, e o gerente de projetos, Thiago Figueiredo. “Começamos as obras em março deste ano, com mais de 1000 pessoas trabalhando. Temos a satisfação em treinar e formar cerca de 700 trabalhadores de Barreiras, nos sentimos muito acolhidos pela cidade. Estamos desenvolvendo também atividades na área de educação e meio ambiente, em parceria com a Prefeitura de Barreiras, é sem dúvida uma experiência muito proveitosa para a Atlas”, disse Pita.

Para se ter uma ideia da grandiosidade do empreendimento Sertão Solar Barreiras, a energia produzida atenderia a uma demanda de cerca de 700 mil pessoas. “As placas instaladas convertem o recurso, a energia que vem do sol em energia elétrica para uso convencional. Esse parque vai escoar essa energia através de uma linha de transmissão de 17 km até um ponto de conexão em uma subestação da cidade”, explicou o gerente de projetos Thiago Figueiredo.